É muito comum que os clientes questionem se seu site está realmente nos resultados do Google, principalmente se já há conhecimento de que o site precisa passar por melhorias de estrutura e de SEO ou se é um site novo.
É muito importante entender que o Google tem mecanismos automáticos que “leem” periodicamente os sites disponíveis na web e indexam estes sites, ou seja, arquivam estas páginas no índice do Google para que apareçam no resultado das pesquisas. Esta busca acontece automaticamente de tempos em tempos, mas é possível incluir um site manualmente nestes índices.
Vamos entender um pouco de como o Google rastreia uma página e como ela aparece – posteriormente – nos resultados?
Agora que você já entende melhor como funciona o mecanismo, a primeira tarefa é verificar se seu site está no índice do Google: Entre na página principal do Google e digite: “site: + url do seu site”.
Exemplo: uma pesquisa por “site:petitmidiassociais.com” vai entregar estes resultados.
Ao fazer a pesquisa acima você vai conseguir enxergar todas as páginas do seu site que estão indexadas e aparecem nos resultados de pesquisa.
Porque meu site não está no Google?
Embora o Google faça este rastreamento com frequência e passe por bilhões de páginas, pode acontecer de algum site não ser encontrado pelo mecanismo e isto ocorre por alguns motivos:
-
O site não está bem conectado à outros sites na web: Como os mecanismos navegam de um link para o outro, se não houver nenhum link apontando para seu site o bot não consegue chegar até sua página para indexa-la.
-
Você acabou de lançar um novo site: Pode ser que Google ainda não teve tempo de “ver” que sua página existe e por este motivo você ainda não está nos resultados de busca.
-
O design do seu site dificulta o rastreamento efetivo do conteúdo dele pelo Google: É preciso que seu site esteja bem escrito, que as imagens tenham descrições e Tag Alt e evitar sites em flash, tudo isto ajuda na hora do bot verificar os conteúdos disponíveis na sua página e classificá-los.
-
O Google recebeu um erro ao tentar entrar/rastrear seu site.
Como eu faço para meu site aparecer nos resultados de pesquisa?
Separei abaixo algumas questões que você deve levar em consideração antes, durante e depois de criar seu site e que vão te ajudar a aparecer nos resultados de pesquisa.
1. O conteúdo é de alta qualidade?
Pense que a prioridade zero do Google é sempre entregar resultados relevantes e com a melhor qualidade, então garanta que os usuários vão ter a melhor experiência possível no seu site. Crie textos e informações que sejam realmente valiosas e interessantes.
2. Sua empresa está aparecendo no Google Meu Negócio?
Se sua empresa ainda não tem um cadastro na ferramenta, considere a possibilidade de criá-lo. É um perfil gratuito que permite incluir várias informações sobre seu negócio e tem um espaço de direcionamento para seu website.
3. O conteúdo é amigável para todos os dispositivos?
Em 2015 o Google passou a priorizar na entrega de resultados – nas pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis – sites que são otimizados, junte isto ao fato de que a maior parte das pesquisas são realizadas em dispositivos móveis e você vai entender porque isto é tão importante. Se você tem dúvida sobre a qualidade mobile do seu site dá uma espiada no Test My Site e confere o que é preciso melhorar 😉
4. Seu site é seguro?
A maior parte dos sites pede algum tipo de informação, seja ela simples (como endereço de e-mail) ou mais complexa (como dados cadastrais pessoais para efetuar uma compra). Mostre ao seu usuário que seu site é seguro através da utilização do HTTPS ou de garantias como Site Blindado, etc.
E se mesmo assim meu site ainda não aparecer?
Se você quer que seu site seja encontrado mais rapidamente pelos motores de busca é possível fazer uma inclusão manual no index do Google através de uma ferramenta chamada Search Console.
Ela é uma ferramenta simples e gratuita que permite incluir – manualmente – seu site em uma lista para o Google indexar mais rapidamente, além de conseguir analisar resultados super legais sobre pesquisas orgânicas, cliques, impressões, etc.
Se você ficou interessado e quer saber um pouco mais, é legal levar em consideração as diretrizes que o Google disponibiliza para ajudar na criação de sites.
—
Aproveite e até breve =)
Regi Santos – Google Specialist
Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube
E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook
E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram
Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Nossos cursos