Com as mudanças de algoritmo e cada vez mais marcas ocupando seu espaço nas redes sociais é preciso, também, repensar como medimos o resultado no fim do mês. Para te ajudar no próximo relatório fiz uma lista de 5 métricas fundamentais para observar e inserir nos relatórios.
1. Engajamento
O alcance e o número de impressões podem parecer métricas valiosas porque, teoricamente, quanto mais pessoas souberem da sua marca, produto ou serviço melhor, certo? Sim e não. Se, por um lado, é importante expandir a marca, por outro é necessário observar quantas pessoas consideraram aquela publicação importante a ponto de se envolver com ela.
O cálculo de engajamento nos traz exatamente esse dado, na verdade, ainda melhor: ele calcula a relação entre o número de pessoas alcançadas e as ações de envolvimento realizadas na publicação. Afinal, vale muito mais alcançar 1.000 pessoas e ter 100 delas interagindo conosco do que alcançar 5.000 e não passar das 100 interações.
Como calcular?
Há várias formas de calcular o engajamento. Sugiro adotar uma delas e manter para sempre. A mais comum envolve somar as ações no post, multiplicar por 100 e dividir pelo alcance:
(Reações + Comentários + Compartilhamentos + Cliques no link) x 100 / Alcance.
2. CPC / CPM
Como você paga pelas campanhas nas redes sociais, por clique (CPC) ou por impressões (CPM)? Seja qual for a sua escolha, é importantíssimo analisar o custo por ação nas suas campanhas, até porque quanto melhor for o índice de engajamento, menor será o custo.
3. Conversões
Calcular o retorno do investimento (ROI) é fundamental, e é esse resultado que fará o cliente perceber que fez a escolha certa em contratar você. O caminho do cálculo do ROI começa pelas conversões, que basicamente respondem à pergunta: quantas vendas foram trazidas pelas redes sociais?
4. Compartilhamento
Sim, eu sei que o compartilhamento já está contabilizado no cálculo do engajamento, mas ele é tão importante que mereceu um item a parte. Fazer com que as pessoas compartilhem o seu conteúdo é um desafio, porque geralmente as pessoas vão preferir compartilhar um post de um bebê dançando que o post de uma marca. O grande desafio é justamente pensar em como seu conteúdo pode ter valor o suficiente para que ele seja compartilhado.
Isso impacta o desempenho em diversos níveis, como o fato de que pessoas confiam em indicações de outras pessoas e, ainda, de que os algoritmos das redes sociais levam muito em consideração os compartilhamentos no momento de decidir quais publicações terão maior alcance orgânico.
Entender o que faz seu público compartilhar é fundamental.
5. Customização de Métricas
Quando se fala de métricas temos as mais comuns e mais importantes, como as que comentei acima. Mas é fundamental lembrar que, apesar de muitas coisas nas mídias sociais serem padronizadas, não quer dizer que uma empresa não possa necessitar de customizações, de algo pensado especialmente para ela.
Pode ser que o mais importante para seu cliente seja o número de telefonemas feito para a empresa, e não as visitas ao site. Pode ser que para seu cliente o tempo de duração das visitas ao site seja mais importante que o número de pessoas que compartilharam a publicação, e aí por diante.
O importante é conversar com o cliente e compreender o que é mais importante para ele e como você vai poder demonstrar o seu valor.
Elaboramos um curso online de Métricas e Relatório de Mídias Sociais para ajudar você a criar relatórios melhores.
Faça sua inscrição com 66% de desconto!
Gostou deste post?
Que tal compartilhar no Facebook?
Que tal conhecer nosso canal no YouTube?
Que tal ver mais do nosso blog?