Suas campanhas de Facebook e Instagram não estão dando o retorno que você gostaria? Vem ver essas dicas para criar campanhas mais eficientes.
1 Escute o público
Será que as pessoas realmente querem ver essa campanha que você criou? Quando se pensa em melhorar a pontuação de relevância de um anúncio esse é um fator que a maioria das pessoas esquece de analisar. Um caminho mais seguro é, antes de criar a campanha, entender o que o seu público mais gosta e, com base nessas informações, criar a mensagem que você quer transmitir.
Uma forma de fazer isso é observar:
– quais são suas publicações com maior alcance orgânico?
– o que os consumidores trazem como problemas ou preocupações quando entram em contato com a marca?
– o que eles comentam nas publicações?
– quem eles marcam nos comentários?
– o que as pessoas falam dos produtos / serviços da sua área em outras redes sociais, blogs e fóruns de discussão?
2 Converse com alguém mais experiente
Não é vergonha nenhuma admitir que você não tem certeza do melhor caminho a seguir, pelo contrário, isso é um sinal de amadurecimento e de que você está preocupado com os resultados do seu cliente.
É fundamental para o crescimento profissional ter contato com um profissional mais experiente que possa atuar como consultor ou mentor, e que possa dar o suporte necessário para você delinear os melhores caminhos para seu trabalho.
3 Converse com um consumidor
Isso pode ser feito via pesquisa ou durante uma vivência na empresa ou onde o consumidor entra em contato com o produto. Esses minutos de conversa darão para você a real opinião das pessoas em relação ao produto ou serviço.
4 Aprenda com os inovadores
Quem são os profissionais de marketing que você mais admira? O que eles têm feito de interessante? Como eles abordam problemas? Qual é o fluxo de trabalho que eles usam para gerenciar a presença digital dos clientes? É importante ler entrevistas, ouvir podcasts, participar de congressos e eventos que aproximem você dos maiores nomes do mercado.
5 Teste
Não tenha medo de rodar testes para compreender melhor o que funciona bem com seu público. Aqui estão alguns exemplos de testes que você pode fazer:
– criar mais de um conjunto de anúncios para testar o resultado dos anúncios com diferentes públicos – neste caso você vai usar a mesma combinação de imagem e texto para diferentes públicos e descobrir quem reage melhor à esta combinação.
– dentro de um conjunto de anúncios criar múltiplos anúncios para descobrir que tipo de criativo aumenta sua pontuação de relevância e, consequentemente, melhora seus resultados. Sugiro testar:
*um mesmo texto com 3 a 6 imagens diferentes, para descobrir o melhor estilo de imagens.
* uma imagem com 3 a 6 textos diferentes, para descobrir que tipo de texto impacta mais o público – ao criar textos diferentes você pode pensar em: 1 positivo (Conheça nossas novidades); 1 negativo (Não perca este lançamento); 1 comercial (Garanta hoje mesmo, com desconto especial); e 1 institucional (Estamos lançando…).
Em termos de testes o céu é o limite para todas as possibilidades, então, mãos à obra!
O caminho para criar boas campanhas não é necessariamente simples, mas com estas dicas fica mais simples de seguir adiante.
Gostou deste post?
Que tal conhecer nosso canal de YouTube?
E nossa página de Facebook?
E nossos cursos?