Hashtags no Facebook: O que você precisa saber em 2020?

Post atualizado em agosto de 2020

Você tem dúvidas sobre usar hashtags nas suas publicações no Facebook? Já parou para refletir se elas trazem, de fato, algum retorno importante para o alcance ou engajamento de uma publicação? Chegou a hora de acabar com as dúvidas. Continue lendo para conhecer alguns dados que ajudarão você a entender até que ponto faz sentido usar tags nas publicações.

Este post foi publicado originalmente em 2017 mas há algumas semanas, em plena pandemia de 2020, usuários começaram a ser impactados pela sugestão de usar hashtags ao criar publicações nas suas páginas de Facebook. E voltamos a nos perguntar sobre as hashtags no Facebook.

Por isso, atualizamos os dados e trazemos este post atualizado para você saber o que precisa sobre hashtags no Facebook em 2020!

Para que usar hashtags?

Hashtags no Facebook em 2020: o que você precisa saber

No Twitter (onde, inclusive, a primeira hashtag da história foi usada) e no Instagram as hashtags são usadas para categorizar as publicações, então se você publica uma foto do Rio de Janeiro vai usar #RiodeJaneiro para sua foto ser categorizada junto das demais. Ou se você está em casa assistindo TV pode usar #MasterChefBR para entrar na conversa sobre o programa.

E no Facebook? Será que o funcionamento é o mesmo?

As hashtags podem ser usadas no Facebook desde 2013. Na época, a plataforma estava lançando o Graph Search, que buscava tornar a rede mais aberta e mais simples para pesquisas, mas os usuários do Facebook não queriam isso (e o Graph Search acabou não tendo vida longa). De qualquer forma, o uso de hashtags era incentivado para que as marcas unificassem sua presença em mídias sociais dentro deste contexto.

Entretanto, parece que os usuários não estavam tão dispostos assim a usar hashtags no Facebook ou usá-las para pesquisa na plataforma. E, assim, em 2017 chegamos a um cenário que indicava que o melhor era não usá-las.

Em um estudo atualizado com dados de 2017, estão dados que dizem que no Facebook as publicações sem hashtags alcançam mais pessoas que aquelas com #.

E, ainda, que quanto maior o número de hashtags usadas no Facebook, menor é o número de interações.

Uma outra pesquisa, que analisou 1 bilhão de posts de 30 milhões de páginas chegou à mesma conclusão: o uso de hashtags diminuia o engajamento.

E, claro, com uma amostra tão grande assim é possível confiar na conclusão de que hashtags no Facebook não são uma boa ideia.

E em 2020, o que mudou?

 

 

Talvez o mais chamativo em relação ao uso das hashtags no Facebook tenha sido o pedido da própria plataforma para que as páginas usem hashtags.

Um exemplo disso é que, quando foi criado o sticker de Instagram para apoiar empresas locais, também foi criada uma hashtag no Facebook.

 

 

 

 

Além disso, surgiram relatos de criação de desafios, como já acontece no Tik Tok.

E também relatos de sugestão de pesquisa de hashtags.

E aí você me pergunta: Devo usar hashtags no Facebook ou não?

E eu respondo que, assim como em todas as mudanças relacionadas às plataformas de redes sociais, é preciso testar. As regras de etiqueta seguem sendo as mesmas do Instagram:

  • Menos é mais;
  • Use uma hashtag própria;
  • Se seu negócio funciona no Brasil, prefira as tags em português;
  • Faça testes com diferentes grupos de tags e observe qual combinação traz os melhores resultados.

Já falamos lá no nosso Instagram sobre como escolher as hashtags para cada caso.

//www.instagram.com/embed.js

E no YouTube também publicamos um vídeo sobre isso.

Já tem bastante material para você revisar, não é? Mas antes de ir embora, dê uma olhada nessa lista de possíveis razões para os usuários do Facebook nunca terem sido muito adeptos das hashtags:

1. #Lembra #quando #as #pessoas #legendavam #seus #posts #assim?

O uso incorreto das hashtags pode ter levado o público em geral a vê-las como uma tentativa extrema e de baixa qualidade para chamar a atenção do público.

2. Se não tem limite, vou usar muitas

O Facebook não limita o número de hashtags que podem ser usadas em uma publicação, o que leva alguns usuários a inserirem 30, 40 tags em um post. Novamente entramos na questão da tentativa de chamar a atenção a qualquer custo, que acaba afastando as pessoas.

3. O mesmo post está no Facebook, no Twitter e no Instagram

O ato de replicar as publicações também pode afastar o usuário, que vê o mesmo conteúdo em diversos canais e acaba não sabendo qual é a melhor forma de interagir com ele.

4. É vírus?

Apesar de muitos nativos digitais estarem nas redes sociais, ainda há muitos usuários que não têm intimidade com a tecnologia e, especialmente por não serem usuários de Twitter, não compreendem para que serve aquela palavra depois de um sustenido, podendo até pensar que se trata de um vírus.

Se você quiser seguir estudando, aqui tem um post sobre erros comuns no Instagram e como escolher as hashtags para suas publicações.

 

Autor: Mariana Klein

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: