Você já se perguntou o que pode fazer para otimizar seu blog e alcançar mais pessoas na pesquisa orgânica? Existem alguns pontos importantes que precisam da atenção de quem escreve, vamos ver quais são?
1. Escolha das palavras-chave
A primeira ação que você precisa tomar ao escrever um post para blog é pensar em qual palavra-chave será o foco do seu texto. Essa palavra precisa estar relacionada ao seu produto ou serviço, e deve ser repetida de forma natural no decorrer do texto.
Para ajudar na busca de palavras-chave você pode usar sites como o Planejador do Google AdWords ou o Answer the Public.
Além de aparecer no decorrer do texto, é importantíssimo usar a palavra-chave no primeiro parágrafo, na conclusão, no link, no resumo, nas meta tags e nas alt tags. Assim, as ferramentas de busca poderão localizar o seu post quando se tratar daquela palavra-chave.
Mas, além disso, outros fatores são importantes para otimizar seu blog para a pesquisa. O seu post precisa ter relevância para o leitor, senão ele não clicará no link, não lerá até o fim e as ferramentas de pesquisa vão compreender que ele não é relevante.
2. Escreva para seu leitor
Lembre de sempre escrever para quem está lendo, e não para um público enorme e difuso. Quer ver um exemplo?
Compare as duas frases e responda: qual é mais simpática?
Frase 1: Para que as pessoas tenham uma vida mais saudável é preciso que elas pratiquem pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.
Frase 2: Para você ter uma vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.
Por falar diretamente com o leitor, é melhor escolher o segundo caminho e, além disso, faz toda a diferença falar a linguagem do seu público, evitando usar muitas siglas, palavras difíceis de compreender ou em outras línguas. Vá direto ao ponto e veja como aumenta a chance de as pessoas se envolverem com seu post.
3. Cuidado com o tamanho
Quando se trata de otimizar posts de blog tamanho pode ser documento, sim. Existem diversas pesquisas que indicam que posts mais longos e com mais conteúdo prendem mais a atenção do leitor. Mas, calma, isso não quer dizer que você deve escrever um livro para o blog!
Cuide para ficar entre 500 e 2500 palavras, sempre com a preocupação de manter o texto relevante para quem lê.
4. Escreva conteúdo original
Esta aqui é uma regrinha de ouro para blogs. Eu sei que a tentação de copiar um texto de algum lugar, como uma notícia, é grande, mas resista!
Isso porque as plataformas de pesquisa, como o Google, estão atentas à copia de textos. Por isso, você pode até se basear em uma ou várias fontes na sua pesquisa, mas não deve copiar os textos integralmente, porque você pode perder o seu espaço na primeira página de resultados.
5. Revise seu post
Poucas coisas são piores que erros gramaticais em um texto. Antes de publicar faça uma revisão detalhada, usando o corretor ortográfico e gramatical do navegador ou do programa usado para redigir. Verifique acentos, vírgulas e palavras, para que tudo esteja correto.
Minha dica para depois de usar o corretor é ler o texto em voz alta e ver se todas as frases fazem sentido. Você vai ver que terá vários ajustes a fazer.
6. Escreva conteúdo fácil de compreender
Não tenha pressa ao escrever um post, a pressa vai fazer você escrever frases muito extensas, com repetição de ideias ou palavras e que vão acabar não fazendo sentido.
Para otimizar seus posts de blog prefira a voz ativa – “eu assei um pão”, ao invés de “um pão foi assado por mim” – e frases mais curtas.
E, lembra da palavra-chave que comentei lá no começo? Como ela vai ser sua ideia central, não tem porque escrever sobre outros temas em uma só publicação. Mantenha o foco e lembre que com as outras ideias você pode escrever outros posts.
7. Links internos e externos
Usar links internos e externos ajuda as ferramentas de busca a entender melhor o tema do seu blog, além de ajudar o leitor a compreender o que você está explicando, e isso aumenta a chance de ele querer navegar pelo seu blog.
Links internos são aqueles que levam o leitor para outras páginas dentro do seu próprio domínio, e links externos levam o leitor para outros domínios que tenham conteúdo relevante.
8. Escolha categorias e tags certas
As categorias e as tags são ferramentas usadas para organizar o conteúdo do seu blog, e elas serão usadas pelo seu leitor para encontrar outros posts sobre um tema que seja importante para ele. Assim, escolha com cuidado as tags e as categorias ligadas à cada publicação.
Não faz sentido escolher 100 tags para um post se elas não têm a ver com o que foi escrito.
Com esses cuidados simples você poderá otimizar seu blog, buscando um melhor resultado orgânico e mantendo a atenção do seu público ao que você publica.
Então, vamos começar a otimizar?
Se você tiver alguma dúvida pode escrever pra gente na página do Facebook ou pelo email! 🙂