Como integrar mídias sociais e e-mail marketing?

Veja como combinar as estratégias de mídias sociais e e-mail marketing para amplificar resultados.

As mídias sociais e o e-mail marketing podem ser usados como estratégias independentes na sua empresa ou com os clientes da sua agência. Contudo, eles podem andar de mãos dadas, e aproveitá-los em conjunto por meio da integração de mídias sociais e e-mail marketing ajudará você a ampliar o alcance de suas campanhas, reconhecer os clientes fiéis e obter mais assinantes para a sua lista de e-mail.

O e-mail marketing continua a ser uma ferramenta valiosa quando se trata de aquisição de clientes e geração de leads. No entanto, se você quiser reinventar oportunidades de marketing e levar sua empresa a novos patamares, considere a possibilidade de incorporar as mídias sociais em suas campanhas de e-mail.

Quer saber como combinar as estratégias de mídias sociais e e-mail marketing e aproveitar a parceria entre eles? Então, continue conosco, porque vamos te explicar!

 

Quais são os benefícios da integração de mídia social e e-mail marketing?

Aqui estão 6 razões pelas quais a integração de mídia social e e-mail marketing pode ser benéfica para sua marca.

1. Melhora as métricas de marketing

A aplicação dos princípios do marketing de mídia social nos seus e-mails permite que os leitores compartilhem o e-mail com mais facilidade e aumenta a probabilidade de visitarem seu site por meio dos hiperlinks. Isso, por sua vez, aumenta a taxa de conversão de suas campanhas de marketing por e-mail.

2. Obtém mais inscritos para a sua newsletter

Se as pessoas falarem sobre seus e-mails ou postarem sobre eles nas mídias sociais, isso aumentará a publicidade boca a boca da sua marca. Mais pessoas terão a chance de aprender sobre seus e-mails e, assim, você terá uma chance maior de aumentar a sua lista de assinaturas de e-mail.

3. Reconhece os influenciadores em potencial

Com base nos dados de análise das suas campanhas de e-mail marketing, você pode determinar a consistência dos seus leitores assíduos e suas conversões. Esses dados podem ser usados para aproveitar o poder desses assinantes e enviar campanhas exclusivas para que se sintam especiais.

4. Apresenta uma nova plataforma para interação de assinantes

O uso de diversas plataformas oferece novas oportunidades para alcançar seus clientes e clientes em potencial e interagir com eles. Informe aos assinantes que você está ativo nas redes sociais e peça que eles sigam você para acompanhar as suas últimas atualizações, ofertas e lançamentos de produtos.

5. Dá opções aos seus assinantes de e-mail

Você precisa estar onde o seu público está, certo? É bem possível que seus inscritos estejam mais ativos nas redes sociais do que em e-mails, mas é importante disponibilizar diversos canais de comunicação. O e-mail não deve ser o seu único canal de marketing, pelo contrário, deve ser mais uma opção para o seu público, deixando-o livre para escolher a plataforma mais confortável para interagir com você.

6. Amplifica o alcance potencial da sua mensagem

Quando você integra a mídia social aos seus e-mails, você melhora o alcance do seu e-mail nos diferentes canais de marketing.

Tendo discutido as vantagens da integração de mídia social e email marketing, vamos nos aprofundar em como você pode fazer isso da maneira correta.

Como integrar as mídias sociais à estratégia de e-mail marketing?

1. Convide seus seguidores de mídias sociais para se inscrever em sua lista de e-mail marketing e vice-versa

À medida que os algoritmos continuam a evoluir, torna-se cada vez mais difícil alcançar e engajar clientes em potencial nas mídias sociais. Consequentemente, você pode perder seguidores e ter que lutar para se reconectar com eles mais tarde.

Você pode convidar seus seguidores para serem assinantes de seus e-mails. Assim, você fortalece seu relacionamento com sua comunidade de mídia social — em grande parte porque o e-mail permite que você crie uma comunicação mais personalizada, feita sob medida para assinantes individuais.

Além disso, o e-mail tem um valor maior de tempo de vida do cliente (LTV, Lifetime Value) em comparação ao marketing de mídia social. É por isso que, se você deseja obter o melhor dos dois mundos, deve considerar a integração de mídia social e e-mail marketing.

2. Experimente a estratégia de marketing baseada em incentivos

O marketing baseado em recompensas sempre funciona melhor para atrair possíveis clientes. Convença seus assinantes de e-mail a fazer com que seus amigos ou familiares curtam sua página no Facebook e o sigam no Instagram para ganhar incentivos e descontos incríveis.

3. Inclua uma chamada para ação nos seus e-mails

Destaque um conteúdo interessante em sua campanha de e-mail com uma chamada para ação “Compartilhe isto” para incentivar seus inscritos a promover suas campanhas.

4. Incorpore um formulário de inscrição por e-mail no Facebook

Incentive seus fãs e seguidores a se inscreverem na sua lista de e-mails, disponibilizando o link de inscrição com frequência.

5. Adicione feed de mídia social ao vivo em seus e-mails

Uma das formas mais eficazes de integrar mídias sociais e e-mails é adicionar um feed de mídia social ao vivo em seus e-mails. Usando plataformas de integração, como o Zapier, que permitem que você automatize os trabalhos de mídia social e inclua facilmente feeds ao vivo do Twitter e do Instagram em seus e-mails.

O feed é atualizado automaticamente quando o tweet ou post no Instagram é publicado. Por exemplo, se um e-mail for enviado na noite de terça-feira, o feed do Twitter ao vivo buscará o tweet mais recente publicado naquele momento. É por isso que, se um assinante abrir o e-mail no sábado, ele poderá ver o último tweet (a partir daquele dia) no e-mail.

Clicar no feed redirecionará o assinante para a respectiva conta, essa é uma ótima maneira de obter seguidores e um envolvimento mais orgânico no Twitter e no Instagram.

Essa é uma excelente forma de aproveitar os recursos dos feeds das plataformas sociais para direcionar os leitores para os seus canais de mídias sociais.

6. Construa uma comunidade social especial para os assinantes VIP da sua lista de e-mail

O FOMO – Fear of Missing Out ou medo de ficar de fora – é um instinto humano que pode beneficiar o seu negócio. As pessoas costumam ter um desejo por exclusividade e você pode entregar ainda mais conteúdo exclusivo para elas criando um grupo de Facebook exclusivo para assinantes, por exemplo.

Outro aspecto interessante dessa ideia é que você pode criar uma comunidade VIP com um alto e significativo engajamento. Isso ocorre porque os grupos fechados tendem a ter menos conteúdo de spam e mais conversas relevantes mas quais as pessoas desejam participar.

7. Segmente campanhas em mídias sociais para seus assinantes

Uma das formas mais inteligentes de garantir uma estratégia de marketing multicanal é combinar a intenção e o interesse dos clientes em potencial com anúncios segmentados.

Você pode usar suas listas de assinantes como segmentação para anúncios em mídias sociais. Ao fazer isso, você pode alcançar especificamente os clientes em potencial qualificados, o que torna sua estratégia muito mais econômica.

8. Ofereça brindes para novos inscritos

Nós todos amamos brindes e presentes — e seus assinantes não são diferentes. Oferecer presentes pode ser o método perfeito para transformar seus seguidores de mídias sociais em assinantes de e-mail.

Durante ações como essa, você pode solicitar o nome e o endereço de e-mail dos participantes, bem como o consentimento deles para receber e-mails promocionais. Apenas tenha em mente as diretrizes declaradas no GDPR ao elaborar os formulários, se sua marca atuar em mercados além do brasileiro. Caso contrário, você pode ter problemas e acabar sendo multado.

9. Use o e-mail para fortalecer sua presença em mídias sociais

Se nada parece funcionar para sua marca, campanhas exclusivas podem vir em seu socorro. Caso você ainda não tenha seguidores suficientes em redes sociais, envie e-mails solicitando aos assinantes que curtam sua página no Facebook ou que sigam você no Twitter e no Instagram.

Para encerrar

Lembre que usar apenas e-mail ou marketing de mídia social pode se tornar restritivo. É por isso que você deve aproveitar a integração de mídia social e e-mail marketing para otimizar o uso dos dois canais, trazendo melhores resultados para suas campanhas e suas vendas. Apenas certifique-se de ser contextual, responsivo e relevante, para que seus seguidores e inscritos aproveitem sua mensagem, independentemente da plataforma que você está usando.

Você tem outras ideias para integrar mídias sociais e e-mails?

Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Imagem mostra um computador laptop sobre uma mesa e, na tela, uma plataforma de leitura de e-mails. No lado esquerdo da imagem está o título deste post: Como integrar mídias sociais e e-mail marketing?

Autor: Mariana Klein

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

%d blogueiros gostam disto: