Textos curtos ou longos, o que é melhor para sua estratégia de mídias sociais?

A escolha do tipo de publicação sozinha não basta para ter sucesso, é preciso usar chamadas criativas, educativas ou informativas para engajar seu público.

As mídias sociais permitem que você use variados formatos de publicações e anúncios, e você talvez já saiba que imagens e vídeos são campeões de interação nas redes. Mas a escolha do tipo de publicação sozinha não basta para ter sucesso, é preciso usar chamadas criativas, educativas ou informativas para engajar seu público.

Ao criar as suas chamadas, você já deve ter se perguntado qual é o tamanho ideal do texto: curto ou longo? O número de caracteres das suas publicações em si não é a maior questão a considerar, precisamos levar em conta, também, o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de conteúdo ideal para você maximizar o engajamento das suas publicações.

Considerando que o texto é uma variável importante, podendo ser uma única palavra ou uma breve história, o que é melhor para a sua estratégia nas mídias sociais? Textos longos ou curtos? Trouxemos alguns dados e dicas para ajudar você. Vamos lá?

 

 

Qual é o tamanho ideal de textos para o Facebook?

Jeff Bullas diz que 40 caracteres é o número mágico para chamadas no Facebook. Segundo ele, as taxas de engajamento nesse caso são de 86%. O problema é que isso é muito pouco. Em campanhas de marketing digital, é praticamente impossível criar publicações de qualidade com 40 caracteres.

Quando a chamada aumenta para 80 caracteres, a taxa de engajamento cai para 66% (nada mal, convenhamos). A maioria dos profissionais de marketing acredita que textos curtos obtêm melhores resultados que textos longos. Mas será que eles estão certos?

A AdEspresso realizou um experimento que desafia essa crença. Nele, eles testaram 7 anúncios diferentes para a mesma oferta, em que a única coisa que mudava era a chamada. Aqui está um resumo do teste:

  • variação A: uma frase, versão A (afirmação + dados);

  • variação B: uma frase, versão B (pergunta);

  • variação C: lista;

  • variação D: lista + emojis;

  • variação E: um parágrafo;

  • variação F: 3 parágrafos;

  • variação G: 6 parágrafos.

Se você aposta na variação A, você tem a mesma opinião da maioria dos profissionais que responderam a essa pergunta do AdEspresso. Porém, essa versão não só não venceu como também teve um CPA (Custo Por Ação) muito alto.

Agora veja os resultados de cada teste, com o número de leads gerados e seu respectivo CPA (em dólar):

  • um parágrafo: 32 leads, CPA $ 4.83;

  • 3 parágrafos: 28 leads, CPA $ 5.40;

  • 6 parágrafos: 27 leads, CPA $ 5.44;

  • lista: 25 leads, CPA $ 5.64;

  • lista + emojis: 20 leads, CPA $ 7.38;

  • uma sentença versão A: 13 leads, CPA $ 10.82;

  • uma sentença versão B: 12 leads, CPA $ 11.74.

Como saber qual o melhor tamanho de texto para cada anúncio?

Esses dados apresentados sugerem, então, que você padronize todas as suas campanhas em um formato com um parágrafo de texto? Não necessariamente. No fim das contas, (quase) tudo depende do produto ou serviço oferecido.

Algumas proposições de valor são óbvias e podem ser transmitidas em meia dúzia de palavras, especialmente para marcas ou itens bem conhecidos. Para algo mais complexo, porém, o usuário precisa de mais informações para compreender esse valor.

Além disso, o tamanho do texto também é definido pelo seu público. Conheça muito bem a sua persona para, então, produzir conteúdos de alta qualidade para ela. Por exemplo, se seu público pertencer à geração Baby Boomer, há mais chances de que seus textos sejam lidos por inteiro do que se o público for da Geração Z.

Textos longos têm um histórico de má reputação no marketing digital. As pessoas adoram dizer que ninguém lê online — e isso pode, de fato, ser muito verdadeiro. Mas qualquer copywriter bom em gerar conversões lhe dirá o seguinte: não escreva para as pessoas que não leem online. Escreva para as que leem.

Como descobrir o que funciona para o seu negócio? Não assuma nada de antemão, faça testes! Você pode, por exemplo, inserir perguntas no seu texto para gerar mais engajamento do público com menos caracteres. Quem sabe um bom storytelling em seus anúncios?

E quanto às outras mídias sociais?

Veja, a seguir, o tamanho de textos indicados para outras mídias sociais:

  • Instagram: as legendas proporcionam contexto às imagens e aos vídeos, então, se você quer aumentar o engajamento, mantenha 138-150 caracteres (o Facebook recomenda que sejam 125);

  • Twitter: anúncios com 100 caracteres têm mais comentários e retweets;

  • E-mail marketing: o assunto de um e-mail deve conter de 28 a 39 caracteres;

  • Pinterest: a descrição de uma imagem deve ter até 200 caracteres;

  • Blog post: para a Hubspot, um post de 1600 palavras é o ideal, porém, é imprescindível conhecer o seu público (posts de 500 palavras podem ser mais efetivos para o seu).

Quantas vezes você já ouvir falar que “conteúdo é tudo“? Que clichê! Sim, mas é verdade. Conteúdo é fundamental. O Google, inclusive, avalia com severidade a qualidade dos textos e o quão satisfatório eles são para os usuários. Os dados da Backlinko mostram que textos longos são mais bem ranqueados que textos curtos.

Mas nem sempre os textos longos têm maior qualidade que os textos curtos. A questão é que textos longos tendem a solucionar os problemas das pessoas melhor do que os curtos, e o Google deseja exibir nas primeiras posições os conteúdos que gerem mais satisfação nos seus usuários.

Mas não precisamos nem comentar que você não deve sair criando textos longos, cheios de abobrinhas, apenas para enquadrá-los no número ideal de palavras, não é mesmo? Então, se você quer colher bons frutos em longo prazo, crie conteúdo de qualidade que realmente seja útil para a sua audiência.

Faça pesquisas, testes e análises originais e ofereça informações exclusivas, que seus concorrentes não oferecem. Mas não permita que o calendário de conteúdo de post com texto curto ou post com texto longo dite as regras das suas ações de marketing nas mídias sociais.

Estas foram só algumas dicas de como criar boas campanhas de marketing digital. Há, ainda, uma vastidão de pontos para serem explorados.

Quer se aprofundar no assunto e produzir as melhores estratégias de marketing para o seu negócio ou para os seus clientes? Então, se inscreva no nosso curso de Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais e aprenda a direcionar suas ações para engajar seu público!

Imagem mostra uma máquina de escrever laranja sobre um fundo igualmente laranja. No canto superior esquerdo está o título deste post: Textos curtos ou longos: o que é melhor para usa estratégia de mídias sociais?

Autor: Mariana Klein

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

%d blogueiros gostam disto: