Alguma vez você já se perguntou de onde vem o tráfego do seu site? Então os parâmetros UTM vão mudar o seu mundo! Isso porque eles são a melhor maneira de conhecer o caminho exato que qualquer pessoa faz dos seus anúncios ou publicações até suas páginas de destino.
Embora você possa ver quem clicou em um link no Facebook, bem como o tráfego que chega ao seu site por meio do Google Analytics, os parâmetros UTM levam isso a um nível totalmente novo. Eles fornecem um contexto valioso sobre os seus visitantes que, por fim, ajuda você a criar campanhas melhores para a sua marca.
Mas o que são, exatamente, parâmetros UTM e como eles podem melhorar o seu marketing digital? Continue conosco e entenda!
O que são parâmetros UTM do Google Analytics?
UTM é o acrônimo para Urchin Traffic Monitor. Urchin é o nome do componente comprado pelo Google no começo dos anos 2000, que levou ao desenvolvimento do Google Analytics. O que realmente nos interessa é que os parâmetros UTM são pequenos fragmentos de texto que você vê algumas vezes no final dos URLs.
Eles são incorporados nos links para rastrear a ação cada vez que uma pessoa clica neles. Dessa forma, eles fornecem ao proprietário desse URL informações sobre qual anúncio, post, botão de CTA etc. foi clicado para direcionar um visitante a uma página específica de um site.
Qual a importância de usá-los?
Todo profissional de marketing sabe da importância de usar ferramentas para medir o andamento e os resultados de campanhas digitais. Entre elas está o Google Analytics, que também fornece informações sobre o tráfego que vem desses mesmos pontos de partida, de forma gratuita.
Contudo, os parâmetros UTM oferecem ao Google Analytics a possibilidade de obter resultados ainda mais precisos. Ou seja, eles são uma opção de rastreamento avançado que permitem que você tenha acesso a informações mais específicas.
Por meio deles, você analisa com mais facilidade de onde vem o tráfego do seu site e, assim, sabe quais ações geram mais cliques. Por exemplo: das pessoas que chegaram em um post do seu blog, você pode saber quantas delas vieram de uma campanha no Facebook ou no Twitter.
Essas informações são extremamente valiosas, pois permitem que você acompanhe os resultados de todos os seus canais de mídia digital e, claro, que você avalie quais ações estão dando certo com o seu público.
Como criar os links com parâmetros UTM?
Muito bem, mas como criar uma URL com parâmetros UTM afinal? Para isso, você pode usar o URL Builder, a ferramenta gratuita do Google.
Veja um exemplo de uma URL com parâmetro UTM:
Agora, vamos às variáveis que podem ser utilizadas nos links para você rastrear:
-
URL: é o link original do seu site, o começo do rastreamento
-
Campaign Source: é a plataforma que origina o tráfego (Facebook, Twitter, e-mail marketing etc.)
http://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
-
Campaign Medium: é como o tráfego está chegando a você, seja por meio de uma postagem em rede social, e-mail, e-book etc.
http://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
-
Campaign Content: nos testes A/B essa variável distingue links que levam o usuário à mesma URL
http://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
-
Campaign Name: identifica o nome da campanha
http://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blogpost&utm_term=word
-
Campaign Term: rastreia as palavras-chaves usadas nas campanhas
http://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
Boas práticas para criar links com parâmetros UTM
Criar seus próprios parâmetros UTM exige um profundo conhecimento de sua estratégia de publicidade e marketing. Veja algumas dicas para garantir que você não aumente o seu próprio trabalho, nem que sua equipe crie outros modelos de acompanhamento:
-
você pode usar o encurtador de URL para deixa-la mais amigável;
-
use uma planilha para controlar os parâmetros;
-
não utilize acentos nem caracteres especiais;
-
padronize o formato de cada um dos cinco parâmetros;
-
use uma linguagem simples, de fácil compreensão e que não forneça códigos nem informações confidenciais da empresa;
-
os parâmetros UTM diferenciam maiúsculas de minúsculas, então, é preferível usar letrar minúsculas o tempo todo para não distorcer informações;
-
entenda que o sistema não é perfeito: os usuários podem facilmente excluir longas sequências de informações aparentemente inúteis ao compartilhar conteúdo em suas redes. Isso é o que torna tão difícil acompanhar um dark post. Embora os códigos UTM forneçam contexto adicional, nem sempre são transmitidos quando as pessoas compartilham os artigos diretamente.
Pronto! Agora você já sabe como criar parâmetros UTM para acompanhar o tráfego das suas publicações e campanhas. Uma vez que aquilo que não se mede não pode ser melhorado, utilizar essas ferramentas de rastreamento é uma excelente maneira de avaliar os resultados das suas ações de marketing digital para, então, melhor direcionar as suas campanhas.
Quer ter acesso a mais dicas como estas para melhorar a sua estratégia de marketing? Então passa no nosso blog para ler mais!
#SEO #Campanhas #Copywriting #Algoritmo