5 dicas para aumentar seu tráfego com o Pinterest

Como aumentar o tráfego do seu site com o Pinterest? Aqui tem 5 dicas para você aproveitar melhor a rede e colher os bons frutos dela.

Existem diversas estratégias eficazes para aumentar o tráfego do seu blog ou site, como executar boas práticas de SEO, e-mail marketing, criar conteúdo de qualidade e divulgá-lo em outras plataformas. Quando se trata desta última dica, o Pinterest acaba não estando entre as redes sociais escolhidas pelas marcas e profissionais do marketing.

No entanto, um dado formidável demonstra porque é um erro ainda não estar presente por lá: já são mais de 250 milhões de usuários mensais no Pinterest. E não é só isso, o público da plataforma é altamente engajado, o que faz dela uma excelente oportunidade para melhorar os resultados de qualquer negócio.

Mas como, então, aumentar o tráfego com o Pinterest? Aqui tem 5 dicas para você aproveitar melhor a rede e colher os bons frutos dela. Acompanhe!

1. Aposte em imagens verticais de alta qualidade

O Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens e vídeos. Portanto, ter um perfil com imagens de alta qualidade é premissa sem concessões por aqui.

Invista em imagens verticais, pois a maioria dos usuários abre a plataforma no smartphone. Além disso, nessa orientação é possível incluir textos e informações entregando a melhor experiência para os usuários.

O Pinterest recomenda uma proporção de 2:3 (1000 x 1500 pixels, por exemplo), afirmando que outras podem truncar o Pin ou afetar o desempenho negativamente.

 

 

2. Incorpore contexto e otimize seus pins para SEO

Seus pins precisam traduzir a alma do seu negócio e, claro, deixar bem claro que tipo de produto, serviço ou ideia você está oferecendo. Além disso, as imagens devem contar aos usuários por que o que você tem a proporcionar é a melhor escolha para elas.

Ademais, o algoritmo do Pinterest entenderá melhor sobre o conteúdo dos seus Pins se você adicionar alguns dados. Para isso, descreva suas imagens, ofereça contexto e um pouco de informação. Essas são as boas práticas de SEO de alt tag.

Claro, lembre-se de adicionar as palavras-chaves relevantes para o seu conteúdo. É por meio delas que os usuários encontrarão você no Pinterest.

3. Direcione o usuário ao seu blog ou site

Parece uma dica óbvia, mas muitas marcas cometem deslizes aqui. Quando você subir uma imagem no Pinterest, lembre-se sempre de preencher a fonte (source) do seu pin com o endereço do seu blog ou site.

Ao tornar essa prática uma constante, você conseguirá aumentar o seu tráfego com o Pinterest. Junto a isso, adicione descrições interessantes e relevantes e, claro, não esqueça do CTA convidando o usuário a saber mais sobre o assunto no seu blog.

4. Adicione textos nos seus pins

Existe uma grande chance de a sua concorrência não estar no Pinterest. Isso significa que você sai na frente e aumenta a possibilidade de atingir o seu público. Mesmo assim, você ainda precisa lutar para chamar a atenção dos usuários, e uma das melhores formas de fazer isso é incluindo sobreposições de textos às suas imagens.

Textos destacam a sua imagem e reforçam a sua marca. Mas lembre-se de que os textos devem ser curtos e objetivos para facilitar a leitura pelo smartphone.

5. Engaje-se com a sua comunidade e com pessoas influentes

Já sabe, não é? Quando você segue e interage com um usuário em qualquer rede social, a chance de ele te seguir de volta e se engajar com o seu conteúdo é muito maior.

Então, selecione algumas marcas e pessoas interessantes para seguir e compartilhe, também, o conteúdo delas. Ao compartilhar conteúdo de qualidade de outros usuários, você atrai muito mais pessoas interessadas no que o que você posta no Pinterest do que se você usar o seu perfil apenas para promover seus produtos e serviços.

A própria rede sugere perfis com conteúdos similares ao seu para você seguir. Interaja com eles! Lembre-se, também, de sempre ouvir a sua comunidade para saber o que é de interesse dela.

O Pinterest é uma rede de compartilhamento de ideias que não para de crescer e, com essas dicas ficará mais fácil aumentar o seu tráfego usando a plataforma. Esperamos que este post tenha inspirado você!

Quer saber do que gostamos, além disso tudo que falamos por aqui? Então, siga nosso perfil no Pinterest!

Autor: Mariana Klein

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

%d blogueiros gostam disto: