Todo empreendedor que tem uma loja física sabe que precisa ter um bom ponto de localização para aumentar sua clientela — quanto mais visibilidade, maior a chance de a loja ser conhecida, certo? No meio digital não é diferente, mas com tantos conselhos para marcar presença na internet, como saber qual é a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio?
Afinal, se você não tem muita experiência ou um coordenador de marketing dedicado, fica complicado gerenciar diversas contas ao mesmo tempo.
Por isso, trouxemos algumas dicas para que você não perca tempo e dinheiro em plataformas que não contemplem o que o seu negócio precisa, sem deixar de alcançar seus objetivos por estar fora dos lugares onde seu público está.
Não faça suposições
Não faça suposições sobre em que plataformas o seu público gasta seu tempo online. Seu instinto pode dizer que, se você está mirando na Geração Y, deve pular o Facebook e se concentrar no Instagram e Snapchat. Mas os dados mostram que 84% dos Millennials ainda usam o Facebook.
O Hootsuite reuniu informações demográficas para as principais redes sociais. Use-o para ajudar a avaliar onde seu público gasta seu tempo online. Mas lembre-se de que esses dados demográficos são apenas uma visão geral, ok?

Pesquise sobre o seu público
Para garantir que você esteja usando as mídias sociais para os negócios de maneira eficaz, será necessário realizar algumas pesquisas. Isso ajudará você a entender como seu público específico gasta seu tempo online.
Uma das informações primordiais que deve ser levantada tão logo você pense em marcar presença nas redes sociais é sobre o seu público-alvo. Mais do que isso, você precisa elaborar o perfil da sua persona. A partir dele é que você começa a delinear suas estratégias de marketing digital.
Use os canais de formas diferentes
Lembre-se de que estar presente em plataformas de mídias sociais não precisa ser uma abordagem do tipo tudo ou nada. Você pode usar diferentes canais sociais para atingir diferentes públicos ou atingir diferentes objetivos de negócios.
A eMarketer descobriu que muitas marcas, por exemplo, usam mais o Facebook para aquisição de clientes e o Pinterest e o Instagram para e-commerce. Dessa forma, enquanto a postagem do Facebook está vinculada a uma página da campanha, a postagem do Instagram usa o Instagram Shopping para permitir que as pessoas comprem itens em destaque com apenas alguns cliques.

Crie conteúdo relevante
Nenhuma ação nas redes sociais deve ser veiculada solta, sem contexto. É preciso criar conteúdo relevante para a sua persona para que você entenda o que você deve priorizar, quais são as suas habilidades e o que você precisa aperfeiçoar — ou contratar.
Com estratégias de Marketing de Conteúdo e de Mídias Sociais alinhadas ao plano global de negócios da sua empresa, você consegue aumentar a sua visibilidade, engajar o seu público, gerar leads e aumentar a sua taxa de conversão.
Estar presente nas redes sociais hoje em dia é, além de fácil, mandatório. Porém, não é simples escolher qual a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio. Seguindo estas dicas rápidas você saberá identificar quais redes são as ideais para a sua empresa e quais objetivos alcançar em cada uma delas.
Quer saber mais sobre mídias sociais? Então, siga nosso perfil no Instagram e curta a nossa página no Facebook. Por lá, compartilhamos mais dicas como estas para melhorar a sua performance nas redes!
