O isolamento social certamente terá impacto nas empresas, mas o que você deve fazer com suas campanhas digitais neste momento?
Que o momento, diante da pandemia de coronavírus e consequente isolamento social, é incerto todo mundo já sabe. E aí surge a questão de o que fazer com as campanhas de mídias digitais neste momento.
A primeira coisa é respirar fundo e lembrar que em algum momento sairemos do isolamento. E, quando isso acontecer, é uma boa ideia ter sua empresa pronta para retomar as atividades e colocar em prática os aprendizados da pandemia.
Para ajudar nessa decisão, aqui vão as respostas para as perguntas mais frequentes nos últimos dias.
Devo seguir publicando nas redes sociais da minha marca?
Sim. A ideia deste momento é, justamente, nos isolarmos fisicamente, mas mantermos nossas vidas em uma certa normalidade. Tanto que as empresas seguem trabalhando, mas os funcionários estão em home office ou a empresa trabalha apenas com entregas, mas mantém as portas fechadas.
Devo mudar minha estratégia?
Sim. Comentei no Instagram na semana passada sobre como ajustar o conteúdo para este momento, dá uma olhadinha aqui. Em linhas gerais, este é um momento para reavaliar o que você oferece e como. É também propício para apresentar uma face ainda mais humana da sua marca, compartilhando como suas esquipes estão trabalhando e como a marca está se adaptando para o período de isolamento.
Você tem algum produto ou serviço que pode ser oferecido à distância ou até virtualmente?
Como sua marca vai apoiar as pessoas – descontos, entrega, atendimento online, vantagens para quem consumir seu produto agora?
Como sua marca vai demonstrar que não está muda e entende o que as pessoas estão sentindo?
Devo parar minhas campanhas pagas?
Não. Considerando que você seguirá publicando, mesmo que com ajustes no conteúdo, é fundamental manter as campanhas ativas, por uma série de razões:
– se seus concorrentes estão anunciando, sua marca fica para trás;
– quando você para com conteúdo e anúncios, eventualmente sua página de Facebook e perfil de Instagram caem no ranqueamento feito automaticamente pelos algoritmos;
– na hora em que você precisar voltar, vai ser como começar tudo do zero. Ou seja, 3 a 6 meses para seus resultados voltarem ao normal.
Seu concorrente está anunciando em Facebook e Instagram? Descubra aqui.
Este é um momento estratégico. A forma como você se posicionar (ou não) definirá a imagem da sua marca de agora em diante. Você quer ser lembrado como a marca que pensou no bem-estar dos funcionários? Como a empresa que pensou em melhorar a vida de outros em um momento delicado? Como a empresa que esteve perto dos seus consumidores, mesmo com a distância física?
Ou prefere ficar marcado como a empresa que se diz moderna, mas tem medo de admitir que sua equipe pode trabalhar bem remotamente? Como a marca que aumentou preços durante uma pandemia? Como o negócio disruptivo que demonstrou ser desconectado da vida real das pessoas?
A escolha é sua.
UPDATE – 26.03.20
Abri minha caixa de entrada e estava lá uma newsletter do Neil Patel (super recomendo o Ubersuggest, por sinal), com uma lista de perguntas para ajudar você a refletir neste momento:
Pensar no longo prazo e agir no curto prazo
- Quem é o TOP player do seu mercado? E o que ele está fazendo agora?
- Onde está sua visão?
- O que você deve somar no seu negócio HOJE?
- Quais as consequências de não agir agora?
- Como você deve agir agora para que sua visão se concretize no longo prazo?
Livre concorrência
- Quem é seu “inimigo”?
- Como os seus concorrentes gostariam que você agisse?
- Como você acha que seus concorrentes estão agindo?
- O que faz de você “o único”?
Oferta x Demanda
- Quem te ama (no mercado)?
- O que você deveria ter feito antes da demanda se reprimir?
- Você está preparado para quando a demanda reprimida voltar?
- Qual a sua melhor oferta após a crise?
Custo de oportunidade
- O que acontecerá se você ficar parado?
- Qual a próxima tendência do seu mercado? Como você pode tirar proveito disso?
- Como você expande seu sucesso?
- Como manter o foco?