Como escolher a plataforma de mídias sociais certa para sua marca?

Para saber em quais plataformas de mídias sociais divulgar sua marca é importante considerar a demografia do seu público.

Já falamos sobre a Geração Z no blog (clique aqui para ler), com direito a 11 dados sobre os nascidos a partir dos anos 2000. Mas e as demais gerações, quais redes sociais usam e como esses hábitos definem suas decisões de compra?

generation

Para alinharmos tudo antes de começar, chamamos de Baby Boomers aquelas apessoas nascidas após o fim da 2° Guerra Mundial.

A Geração X é formada pelos nascidos entre 1960 e 1980.

A Geração Y (também conhecidos como Millenials), são pessoas nascidas entre 1980 e 2000.

Por fim, a Geração Z é a dos nascidos a partir dos anos 2000.

75% dos millenials tomam decisões de compra influenciados pela presença de uma marca em mídias sociais.

Dependendo da geração, as pessoas passam mais do seu tempo em uma ou outra plataforma. De acordo com os dados da Animoto, essas são as plataformas com maior tempo de uso por cada grupo:

e4169d_fd5873d940364345a526625d3a66a982_mv2

Geração Z: YouTube | Instagram (Feed e Stories) | Snapchat

Geração Y: YouTube | Facebook (Feed e Stories)

Geração X: YouTube | Facebook (Feed e Stories)

Baby Boomers: YouTube | Facebook (Feed)

De acordo com os dados do We Are Social + Hootsuite o YouTube é a plataforma mais usada no Brasil, 96% das pessoas acessam o site pelo menos uma vez por mês. Em seguida estão o Facebook (90%); WhatsApp (88%); e Instagram (79%).

e4169d_632385dc39014a78930e4cc2523bbb2d_mv2

O YouTube é a plataforma escolhida como apoio de decisão de compra da Geração Z, Millenials e Geração X.

Uma tendência que se observa, também, é a do vídeo como criativo de publicações e anúncios. Essa opção acaba influenciando a confiança dos consumidores em relação às marcas. 70% dos Millenials (Geração Y) confiam mais em marcas que publicam vídeos do que nas que não usam este formato. Nas demais gerações a parcela é menor mas, ainda assim, chama a atenção: 52% da Geração Z, 52% da Geração X e 38% dos Baby Boomers confiam mais em marcas que publicam vídeos sobre seus produtos.

Os Baby Boomers passam a maior parte do seu tempo no YouTube e Facebook.

As plataformas são usadas de formas diferentes pelas diferentes gerações. Para seguir marcas, a Geração Z prefere o Instagram, enquanto as Gerações X e Y preferem o Facebook. Para descobrir novos produtos, a Geração Z e a X recorrem ao YouTube, e os Millenials usam o Facebook. A decisão de compra, por sua vez, é influenciada pelo YouTube na Geração Z, Y e X.

E com o seu público, como você observa o uso das plataformas de mídias sociais?

Autor: Mariana Klein

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina. Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de Métricas e Indicadores no MBA em Mídias Sociais Digitais (Universidade Franciscana - Santa Maria / RS).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: