Muita coisa mudou em 2020, né? Algumas empresas descobriram que dá para vender online e ter bons resultados, outras fecharam, algumas pessoas se redescobriram no isolamento e muita gente aprendeu a fazer pão.
E tudo isso foi compartilhado em tempo real nas redes sociais, então o Twitter compilou uma série de dados da pandemia que nos ajudam a entender o que mudou na vida das pessoas desde março de 2020.
Aqui estão os dados que considerei mais interessantes para compartilhar com você:
– O termo ‘Live’ foi o mais usado nas conversas sobre música de março a abril;
– 17 de março de 2020 foi o dia mais triste da história do Twitter desde que as emoções dos tweets começaram a ser monitoradas em 2009;

– As conversas sobre saúde mental aumentaram 41% no Twitter desde março;
– A maioria das pessoas acredita que as marcas agora devem ser solidárias, positivas, informativas e atenciosas;
– Só 7% acreditam que o tom da comunicação das marcas não precisa mudar;
– As pessoas estão publicando 50% mais na rede social;

– 59% das pessoas se sentem inseguras em relação às suas finanças pessoais;
– As menções diárias sobre pão cresceram 37%.
E o que nós, enquanto profissionais das mídias sociais, devemos fazer neste momento?
- Procurar formas de se conectar virtualmente com os seguidores abraçando um pouco mais as imperfeições. O importante é transmitir sua mensagem, não precisa ser uma megaprodução.
- Nos adaptar às mudanças de emoção do público e entender que o tom de voz das marcas precisa estar em constante evolução.
- Buscar formas mais sustentáveis de trabalhar, permitindo que nossa saúde mental seja protagonista da história e não um incômodo.
- Ser realmente honesto, se responsabilizar pelos posicionamentos da marca e não só falar sobre os temas do momento por falar.
- Entender como as conversas da sua marca podem trazer conhecimento e dicas para as pessoas, com conteúdos autênticos e engajados com todos os grupos.
- Incentivar a desaceleração.
Se interessou pelo assunto?
Então baixe o estudo completo do Twitter para ver todos os detalhes (é maravilhoso, recomendo): NovasConversas_Analise_de_Comportamentos_Twitter (2).
