Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Existem diversas estratégias eficazes para aumentar o tráfego do seu blog ou site, como executar boas práticas de SEO, e-mail marketing, criar conteúdo de qualidade e divulgá-lo em outras plataformas. Quando se trata desta última dica, o Pinterest acaba não estando entre as redes sociais escolhidas pelas marcas e profissionais do marketing.

No entanto, um dado formidável demonstra porque é um erro ainda não estar presente por lá: já são mais de 250 milhões de usuários mensais no Pinterest. E não é só isso, o público da plataforma é altamente engajado, o que faz dela uma excelente oportunidade para melhorar os resultados de qualquer negócio.

Mas como, então, aumentar o tráfego com o Pinterest? Aqui tem 5 dicas para você aproveitar melhor a rede e colher os bons frutos dela. Acompanhe!

1. Aposte em imagens verticais de alta qualidade

O Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens e vídeos. Portanto, ter um perfil com imagens de alta qualidade é premissa sem concessões por aqui.

Invista em imagens verticais, pois a maioria dos usuários abre a plataforma no smartphone. Além disso, nessa orientação é possível incluir textos e informações entregando a melhor experiência para os usuários.

O Pinterest recomenda uma proporção de 2:3 (1000 x 1500 pixels, por exemplo), afirmando que outras podem truncar o Pin ou afetar o desempenho negativamente.

2. Incorpore contexto e otimize seus pins para SEO

Seus pins precisam traduzir a alma do seu negócio e, claro, deixar bem claro que tipo de produto, serviço ou ideia você está oferecendo. Além disso, as imagens devem contar aos usuários por que o que você tem a proporcionar é a melhor escolha para elas.

Ademais, o algoritmo do Pinterest entenderá melhor sobre o conteúdo dos seus Pins se você adicionar alguns dados. Para isso, descreva suas imagens, ofereça contexto e um pouco de informação. Essas são as boas práticas de SEO de alt tag.

Claro, lembre-se de adicionar as palavras-chaves relevantes para o seu conteúdo. É por meio delas que os usuários encontrarão você no Pinterest.

3. Direcione o usuário ao seu blog ou site

Parece uma dica óbvia, mas muitas marcas cometem deslizes aqui. Quando você subir uma imagem no Pinterest, lembre-se sempre de preencher a fonte (source) do seu pin com o endereço do seu blog ou site.

Ao tornar essa prática uma constante, você conseguirá aumentar o seu tráfego com o Pinterest. Junto a isso, adicione descrições interessantes e relevantes e, claro, não esqueça do CTA convidando o usuário a saber mais sobre o assunto no seu blog.

4. Adicione textos nos seus pins

Existe uma grande chance de a sua concorrência não estar no Pinterest. Isso significa que você sai na frente e aumenta a possibilidade de atingir o seu público. Mesmo assim, você ainda precisa lutar para chamar a atenção dos usuários, e uma das melhores formas de fazer isso é incluindo sobreposições de textos às suas imagens.

Textos destacam a sua imagem e reforçam a sua marca. Mas lembre-se de que os textos devem ser curtos e objetivos para facilitar a leitura pelo smartphone.

5. Engaje-se com a sua comunidade e com pessoas influentes

Já sabe, não é? Quando você segue e interage com um usuário em qualquer rede social, a chance de ele te seguir de volta e se engajar com o seu conteúdo é muito maior.

Então, selecione algumas marcas e pessoas interessantes para seguir e compartilhe, também, o conteúdo delas. Ao compartilhar conteúdo de qualidade de outros usuários, você atrai muito mais pessoas interessadas no que o que você posta no Pinterest do que se você usar o seu perfil apenas para promover seus produtos e serviços.

A própria rede sugere perfis com conteúdos similares ao seu para você seguir. Interaja com eles! Lembre-se, também, de sempre ouvir a sua comunidade para saber o que é de interesse dela.

O Pinterest é uma rede de compartilhamento de ideias que não para de crescer e, com essas dicas ficará mais fácil aumentar o seu tráfego usando a plataforma. Esperamos que este post tenha inspirado você!

Quer saber do que gostamos, além disso tudo que falamos por aqui? Então, siga nosso perfil no Pinterest!

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.