fbpx

Quer se aprimorar em mídias sociais?

Conhecer estratégias bem-sucedidas sempre é uma boa inspiração, por isso selecionamos 6 dicas apoiadas por dados para você colocar em prática nas suas contas de Instagram e aumentar o engajamento.

1. Posts com localização têm 79% mais engajamento

Com a possibilidade de encontrar posts e stories no resultado da pesquisa do Instagram, fica mais fácil encontrar seu público a partir de uma localização.

imagem com exemplos de posts com localização no Instagram

Dica: considere testar localizar seus posts com o endereço do seu negócio, com a localização do bairro e da cidade onde você está. Assim, você descobre qual delas mais atrai pessoas para sua empresa.

2. 80% dos usuários seguem pelo menos uma marca no Instagram
Conforme as marcas vão sendo mais ativas na rede, mais pessoas se mostram abertas a se conectar com elas.

Dica: estude seu público e, se ele for ativo no Instagram, considere produzir conteúdo visual e chamativo para o Instagram.

3. A combinação de foto + texto atrai 41% mais interações

Não estamos falando de publicar um textão em formato de imagem, mas sim de inserir alguma legenda junto da sua foto para facilitar a interação do usuário com o conteúdo.

gráfico demonstrando que publicações de foto com texto recebem mais interações

Dica: sempre que fizer sentido, publique alguns posts no formato foto + texto com legendas mais curtas.

exemplo de post de instagram de foto com legenda: foto mostra comparativo de imagem retocada digitalmente e original em foto de mulher, no topo da imagem lê-se uma descrição de que uma rede de farmácias vai começar a avisar consumidores quando as fotos de embalagens forem retocadas

4. Fotos têm 36% mais engajamento que vídeos

A tendência é que nos próximos meses os vídeos sejam cada vez mais presentes nos feeds das mídias sociais, mas no Instagram as fotos ainda geram mais engajamento.

Dica: ao planejar seu conteúdo, faça uma mesclagem de fotos e vídeos para o Instagram, e lembre de inserir legendas nos vídeos para aumentar visualizações de pessoas que não ligam o áudio.

5. Rostos geram 38% mais envolvimentos
Há tempo se fala que o conteúdo de marca precisa ter um toque de humanização para trazer resultados, e os dados demonstram que os usuários do Instagram gostam de ver pessoas compartilhando suas experiências.

Dica: considere inserir no seu planejamento o regram (com autorização, é claro) dos seus consumidores, além de contar mais sobre a história da sua marca e de quem faz ela acontecer.

6. 70% das hashtags usadas são de marcas

O engajamento com marcas no Instagram é maior que em outras redes sociais, por isso as marcas apostam em criar hashtags próprias para organizar a conversa em torno de seus produtos ou serviços.

Dica: incentive o público a usar suas hashtags próprias e aproveite os dados gerados para mensurar suas campanhas.

E você, o que faz nas suas contas de Instagram para aumentar as interações? Deixa um comentário no nosso post no Facebook ou no Instagram. 🙂


Gostou deste post? Talvez você também goste de:

Ler mais sobre Instagram.

Ler mais sobre Páginas de Facebook.

Conhecer nossos cursos.

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: