Quer se aprimorar em mídias sociais?

Você já sabe que o Instagram é uma plataforma poderosa para transmitir mensagens, aumentar a notoriedade da marca e engajar o público. Mas você não pode compartilhar links no Instagram simplesmente inserindo a URL na legenda das publicações, já que a plataforma não permite links clicáveis no feed.

A boa notícia é que você pode compartilhar links no Instagram em diversas partes da plataforma como na Bio, nos Stories, nas DMs e nos vídeos do IGTV. Saber como fazer isso é essencial para qualquer estratégia que envolva o Instagram, pois assim você consegue direcionar os usuários para o seu site, para a sua página de vendas ou para os posts do seu blog.

Então, se você está procurando maneiras de levar seus seguidores para fora do seu perfil, veja nossas 6 dicas para compartilhar links no Instagram:

  1. Adicionar um link na bio
  2. Usar um serviço de links
  3. Adicionar links nos stories
  4. Criar links em shoppable posts
  5. Criar campanhas
  6. Adicionar links nas DMs

Vamos começar?

1. Adicionar um link na bio

Vamos começar pelo modo mais simples de compartilhar links no Instagram, que é compartilhar um link na biografia do Instagram. Este é o único lugar em que qualquer pessoa, incluindo contas pessoais, podem compartilhar um link clicável. Por isso, pense nele como o seu home link.

Embora haja outras maneiras de compartilhar links clicáveis (que discutiremos em breve), essas rotas são segmentadas para públicos mais específicos. O link na bio está lá para qualquer pessoa que visite seu perfil.

Há marcas que atualizam seu link na bio regularmente, direcionando os seguidores para o conteúdo de suas postagens. Mas há um problema em alterar o link com frequência. Como você gerencia suas postagens antigas? E se alguém encontrar um post intrigante de 6 meses atrás, for à sua biografia para saber mais e encontrar um link diferente?

Por isso, é melhor compartilhar links temporários nos stories (se você já atingiu a marca dos 10k seguidores) e, caso você queira manter esse conteúdo disponível, salve os stories nos seus destaques com o link clicável.

 

2. Usar um serviço de link para exibir vários links

Você também pode usar serviços de link para compartilhar diversos conteúdos em um só. Eles disponibilizam vários recursos de design e facilitam a experiência do usuário.

Um serviço de link clássico é o Linktree, em que você apresenta aos seus seguidores uma lista de botões clicáveis.

Escolha um estilo e cores que combinem e sejam consistentes com a estética da sua marca. Se os usuários clicarem e encontrarem algo que pareça muito diferente do que você habitualmente publica, eles perderão a confiança na sua marca.

Uma alternativa aos botões de texto é escolher serviços que apresentem aos usuários uma grade de fotos, bem ao estilo Instagram. Assim, quando eles tocam na foto da postagem que originalmente chamou sua atenção, o serviço de link os direciona para a página relevante em seu website.

Apenas verifique se o serviço de link escolhido funciona em uma ampla variedade de dispositivos móveis e se todos os links estão funcionando. Em teoria, a experiência deve ser perfeita.

 

3. Adicionar links nos stories

Uma das melhores maneiras de redirecionar usuários para fora da sua conta no Instagram é compartilhando links nos stories. A notícia triste nesse caso é que apenas quem tem mais de 10 mil seguidores pode usar este recurso. Então, se você já atingiu essa marca, aproveite!

Como os stories são efêmeros, eles são um ótimo modo de compartilhar links para conteúdo novo, como vendas instantâneas, promoções e brindes por tempo limitado, eventos sazonais ou sessões de perguntas e respostas semanais com seus seguidores.

Além disso, você tem a alternativa de salvar seus stories com links na seção de destaques do seu perfil. Como essas publicações ficam em destaque no seu perfil, elas acabam sendo sua biblioteca de conteúdo perene. Sendo assim, vale usar esse espaço para as perguntas frequentes dos seus seguidores, produtos mais vendidos e eventos anteriores para mostrar aos novos seguidores o que eles perderam.

Lembre-se de que você tem apenas 15 segundos com seus espectadores, que não têm muito tempo para reagir. Portanto, deixe claro o Call To Action e destaque o link, incentivando os seguidores a deslizar para cima.

O Instagram restringe links nos stories para contas com mais de 10 mil seguidores, presumivelmente porque quer que você priorize o número de seguidores em seu perfil. Porém, essa métrica nem sempre condiz com os seus objetivos de negócio, não é mesmo?

Há outras maneiras de exibir links nos stories e você precisa ser criativo. Publique stories com links para suas próprias postagens, perfil e IGTV. Você também pode vincular postagens, stories e perfis relevantes de outras pessoas. O Facebook também dá algumas dicas para quem precisa usar o link em suas campanhas, mas não tem os 10k seguidores.

 

4. Criar links em shoppable posts

Os shoppable posts são outro exemplo de links altamente específicos. Cada tag de compras vincula-se a um produto da sua loja no Instagram e, assim, as tags de compras são a conversão mais segmentada possível.

Para usar tags de compras, comece criando um catálogo de produtos no Facebook. Depois de ter uma gama completa de produtos carregados — com links de compras, imagens e descrições — você pode começar a adicionar tags de compras às suas postagens no Instagram.

Além disso, você verá uma guia de Loja no seu perfil. Os itens da loja no Instagram aparecem na mesma forma padrão de grade de fotos, mas os usuários podem clicar para fazer compras. Eles podem salvar itens da mesma forma que salvam postagens, e ainda clicar para comprar imediatamente.

O Instagram Insights permite que você verifique o envolvimento em publicações de compras individuais ou compare postagens de compras com base em métricas, como engajamento ou salvamentos.

 

5. Criar campanhas de tráfego

Com um perfil de negócios do Instagram, você pode pagar para promover publicações e Stories. Isso não apenas ajuda você a segmentar seu público, mas também permite adicionar links clicáveis às legendas de posts promovidos. É isso mesmo: o Instagram permite que você compartilhe links em legendas, contanto que você pague por elas.

Lembre-se de que as mesmas regras para qualquer anúncio se aplicam aqui também. Certifique-se de que seus links sejam absolutamente relevantes para a postagem e o Stories em que aparecem, pois, se os usuários clicarem e depois retornarem, você desperdiçou seu gasto com publicidade.

Portanto, pense na conversão que você está procurando. Você está promovendo uma postagem de compra, educando os usuários sobre sua marca ou atraindo-os com conteúdo interessante? Conversões diferentes exigem designs diferentes. Tente encontrar um equilíbrio entre o atraente design do post e um CTA óbvio.

 

6. Adicionar links em mensagens diretas

Você pode iniciar uma conversa pelas DMs (direct messages – mensagens privadas) reagindo à história de um usuário ou entrando em contato para oferecer ajuda. Além disso, você também pode usar DMs como uma ferramenta mais ativa. Como as mensagens no Instagram são particulares, elas são uma forma de comunicação mais pessoal. E os seguidores gostam disso.

Então, que tipo de mensagens você pode entregar? Vamos dar um exemplo: uma mensagem para receber novos seguidores. É claro que você não terá tempo de digitar uma nova mensagem toda vez que alguém entrar na sua comunidade, então, comece configurando respostas rápidas.

Para fazer isso, vá para Configurações e depois para Negócios. Escreva uma mensagem e escolha uma palavra-chave para encontrar a resposta de que precisa rapidamente.

Você pode compartilhar links ativos em suas respostas rápidas e mensagens padrão. Assim, além de compartilhar links específicos em resposta a consultas de clientes, você também pode iniciar uma ação automática de nutrição para cada novo seguidor.

Tente transformar novos seguidores em leads qualificados, solicitando detalhes nas suas DMs. Ofereça um incentivo, como um desconto introdutório, para que mais pessoas respondam às suas mensagens.

 

Conclusões

Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing enfrentam é compartilhar links no Instagram. Em muitos outros canais, como e-mail ou em seu próprio site, o compartilhamento de links é relativamente simples. Mas não funciona assim no Instagram.

Como é mais difícil incluir links clicáveis, você não pode compartilhar um único CTA em um único espaço. Por isso, você precisa criar uma rede de links e sugestões que apoiem uns aos outros. Onde quer que as pessoas acessem sua presença no Instagram, elas devem encontrar um caminho claramente marcado para a conversão.

Parece confuso? Deixa eu dar um exemplo com seu link da biografia. A maioria dos usuários nunca notará esse link, a não ser que eles acessem seu perfil. Assim, sempre que possível você deve usar CTAs (chamadas para ação) que levem as pessoas até lá. É o clássico ‘link na bio’, ‘link no perfil’, ‘clique no link do nosso perfil’. Essas são algumas das CTAs que você pode usar para estimular essa visita ao perfil e, consequentemente, o clique no link.

É por isso que é tão importante conhecer todas as formas de compartilhar links no Instagram. Você deve usar todos os métodos disponíveis para direcionar os seguidores para a conversão. Em outras palavras, você tem muito mais opções do que pensa.

Além disso, é importante saber de onde se origina o tráfego que você está recebendo. Isso permite que você perceba o que está e o que não está funcionando com o seu público. Como fazer isso? Criando parâmetros UTMs para cada link compartilhado. Leia o nosso post sobre isso!

Gostou da leitura? Nosso post foi informativo para você? Siga a Petit no Instagram e acompanhe todas as nossas novidades!

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.