fbpx

A maioria dos profissionais de marketing de mídias sociais não pensa no Instagram como uma plataforma para gerar leads. Mas se você fizer certo, essa estratégia pode ser muito eficaz.

Isso porque os leads de mídia social são clientes em potencial que manifestam interesse em sua empresa e fornecem informações que os profissionais de marketing podem usar para melhorar suas campanhas.

Pra você ter uma ideia, aproximadamente 80% das contas seguem uma empresa ou um negócio no Instagram, o que já é um bom sinal de intenção que os profissionais de marketing podem explorar. Ainda melhor: 80% dos participantes da pesquisa do Facebook dizem que usam o Instagram para decidir se compram ou não algo.

Então, se você não está coletando leads no Instagram, está perdendo tudo isso. Quer saber como obter mais leads no Instagram? Continue conosco para saber como você pode usar os anúncios de leads do Instagram e outras táticas orgânicas para coletar mais leads na plataforma.

1. Use anúncios de geração de cadastros do Instagram

A primeira — e mais óbvia — maneira de obter mais leads no Instagram é usar anúncios de geração de cadastros. Eles têm o objetivo de ajudar as empresas a coletar informações de clientes em potencial, como endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento e cargos.

Esses anúncios podem ajudar as empresas a aprender mais sobre os clientes, a melhorar as campanhas de marketing direto e muito mais.

Para criar anúncios de geração de cadastros, você precisará ter uma conta comercial do Instagram. Isso também significa precisar de uma página no Facebook, pois todos os anúncios do Instagram são criados no Gerenciador de anúncios do Facebook.

Na lista de seleção de objetivos de campanha, escolha Geração de cadastros como seu objetivo de marketing. Além disso, o Facebook recomenda que você selecione “Posicionamentos automáticos” para garantir que o custo por lead (CPL) seja otimizado e reduzido ao mínimo.

Para garantir que seu anúncio seja exibido no Instagram, você deve seguir as especificações de anúncio do Instagram. Considere adicionar seções preenchidas automaticamente aos seus formulários, pois elas geralmente melhoram as taxas de conclusão. O Instagram pode preencher previamente o endereço de e-mail, o nome completo, o número de telefone e o sexo usando as informações das contas dos clientes.

As informações do cliente coletadas podem ser usadas para ajustar sua estratégia de segmentação de anúncios do Instagram ou para configurar o Público Semelhnate (Lookalike Audience). Esse tipo de público ajuda a segmentar pessoas com perfis semelhantes ao daqueles que preencheram seu formulário, permitindo aumentar a exposição e alcançar novos clientes em potencial.

2. Adicione botões de chamada para ação (CTA) ao seu perfil

Se você tem uma conta comercial no Instagram, pode adicionar botões de chamada para ação ao seu perfil. Se desejar, seu perfil pode incluir um link para o seu e-mail, número de telefone e endereço comercial, para que as pessoas possam entrar em contato com sua empresa.

Além desses botões, o Instagram oferece melhores opções para geração de leads, incluindo os botões de ação Reservar, Agendar, Iniciar pedido e Obter ingressos. Esses botões levam as pessoas a formulários pelos provedores do Instagram, você só precisa escolher um que sua empresa use.

Para adicionar um botão de chamada para ação (CTA):

  1. na página da sua conta, toque em Editar perfil;
  2. toque em Opções de contato;
  3. selecione Adicionar um botão de ação;
  4. escolha o botão e o provedor que você deseja adicionar;
  5. adicione o URL que sua empresa usa com o provedor selecionado.

3. Otimize o link da bio

Com o espaço limitado de links no Instagram, é crucial usar o espaço do link em sua biografia em todo o seu potencial.

Seu link deve indicar aos clientes o objetivo que você deseja alcançar. Isso pode ser assinatura de newsletter, vendas de produtos ou uma pesquisa. Lembre-se, você pode alterar seu link quantas vezes quiser.

Aqui estão algumas dicas para otimizar os links da bio do Instagram:

  • mantenha o link curto e tente usar seu nome de marca nele;
  • promova o link em suas postagens do Instagram com “Link na bio”;
  • inclua parâmetros UTM no URL para tornar seu link rastreável;
  • adicione uma chamada para ação (CTA) acima do link da biografia.

4. Crie uma landing page que entregue o que você prometeu

Parabéns! Alguém clicou no seu link. Agora você precisa de uma landing page que não faça com que seu lead se arrependa da decisão.

O Hootsuite criou um guia para as landing pages dos anúncios do Instagram, e muitas das dicas se aplicam aqui. A página deve ser digitalizável, criar uma experiência visual perfeita e ter um conteúdo que corresponda ao que as pessoas esperam encontrar. Qualquer que seja a promessa que sua CTA configura, sua landig page deve cumpri-la.

Para algumas marcas, isso significa usar ferramentas que transformam feeds em landing pages clicáveis. Você pode fazer isso com um link para seu site no canto superior direito, ou tornando seu feed mais comprável, com postagens que especificam e vinculam diretamente aos seus produtos, ou ainda criando um link para páginas específicas em seus sites.

5. Use o recurso “Deslizar para cima” no Instagram Stories

leads-instagram

Outro lugar em que o Instagram permite que as pessoas incorporem links é o Instagram Stories. Se sua conta tiver mais de 10 mil seguidores, esse é um recurso que você deve usar para obter vantagem.

Não está convencido? Pois saiba que 1/3 das Stories mais visualizadas do Instagram são de empresas. Além disso, os leads do Stories do Instagram têm uma taxa de conclusão de 85%.

Os Stories tendem a ser mais eficazes do que um link na bio, já que basta um clique para agir por impulso. Lembre-se: não faça alguém se arrepender do impulso. Também é necessária uma boa landing page neste ponto.

Para adicionar um link ao Instagram Stories:

  • no feed, deslize para a direita ou toque no ícone “mais” na foto do seu perfil no canto superior esquerdo;
  • capture ou envie seu conteúdo;
  • clique no ícone da cadeia e adicione seu link.
  • se o link permanecer online por tempo suficiente, considere adicionar o Stories aos seus destaques. Isso aumenta sua visibilidade e oferece ao público uma chance de revisitá-lo.

6. Adapte a campanha ao seu objetivo

O melhor impulso para a geração de leads do Instagram é um forte apelo à ação. As frases de duas a seis palavras, como “deslizar para cima”, “comprar agora” e “clicar no link da bio”, podem ser muito eficazes — especialmente quando combinadas com o conteúdo certo.

Seus recursos visuais e sua CTA devem sempre trabalhar juntos para atingir o mesmo objetivo. Se você deseja que alguém clique no link da sua biografia do Instagram, sua postagem e legenda devem incentivá-lo a fazê-lo. Sua CTA deve ser o empurrão nessa direção. Quer que alguém deslize seu Stories no Instagram? Então, dê a eles um motivo para fazê-lo.

7. Crie conteúdo comprável

Marcar produtos no Instagram não é apenas uma boa maneira de aumentar as vendas. Mesmo que um clique não resulte em uma compra, você pode considerá-lo um lead coletado e um cliente interessado.

Esse tipo de informação é inestimável quando colocado nas mãos de profissionais de marketing experientes. Você pode usar esse recurso para ver em quais produtos seu público está interessado ou para segmentar anúncios para clientes que se engajaram.

Para criar publicações para compras no Instagram, comece verificando se sua conta está qualificada. Você precisa ter um catálogo do Facebook, que você pode criar usando o Gerenciador de Catálogos.

Após o seu catálogo ser conectado, você precisa se inscrever no Instagram Shopping. A partir daí, você pode começar a adicionar tags de produtos às suas postagens e histórias.

Com o Instagram Insights, você pode acompanhar as visualizações do produto (o número total de vezes que as pessoas clicam em uma tag) e o botão do produto (o número total de vezes que as pessoas clicaram em comprar na página do produto).

As postagens para compra também têm a chance de aparecer no feed Explorar, que mais de 200 milhões de contas visitam diariamente. O Instagram também está testando publicações de compras como anúncios, o que fornecerá aos profissionais de marketing maneiras de segmentar e coletar novos leads de clientes que visitam vitrines.

8. Faça parcerias com influenciadores

A parceria com influenciadores pode ser uma estratégia eficaz para a nova geração de leads do Instagram.

Então, escolha um influencer com forte afinidade com a marca, mas com apenas uma sobreposição parcial de seguidores. Isso garantirá que sua parceria alcance novos possíveis seguidores e leads.

Credibilidade também é importante. Se um influenciador tem a confiança de seus fãs, ele pode ter mais poder para influenciá-lo do que você — especialmente se você tem uma empresa jovem.

Com os testes em andamento, em breve os usuários do Instagram poderão comprar looks de influenciadores também.

9. Exponha produtos populares com frequência

Essa dica vem diretamente do Instagram. Como a empresa explica em seu blog comercial, os compradores nem sempre estão prontos para fazer uma compra na primeira vez que veem seu produto.

giphy

O Instagram recomenda que você verifique a guia Insights para encontrar as postagens de produtos com melhor desempenho. Em seguida, publique regularmente conteúdos populares para que você possa manter o produto atualizado, criar confiança no consumidor e criar mais oportunidades para ele comprar.

Para você ter uma ideia, nos EUA, para o lançamento do Futuredew, a marca de cosméticos Glossier postou sobre o produto em seu feed mais de dez vezes em menos de 5 semanas e até criou um destaque para o Stories. É importante ressaltar que a mesma publicação nunca foi usada duas vezes. A empresa mistura fotos de produtos com recomendações de influenciadores e narração interativa.

Portanto, maximize seu alcance postando regularmente, no momento certo e em diferentes formatos. Algumas pessoas podem apenas ver os seus Stories, enquanto outros olham exclusivamente para as postagens. Então, compartilhe nos dois formatos para melhorar suas chances. Mas se o fizer, lembre-se de adaptar o conteúdo adequadamente.

10. Em breve: defina um lembrete de lançamento do produto

Em setembro de 2019, o Instagram começou a testar uma maneira de as empresas oferecerem aos clientes a opção de definir lembretes para lançamentos de produtos.

Marcas seletas estão testando um sticker de lançamento de produto no Instagram Stories que permite que as pessoas se inscrevam se estiverem interessadas em receber notícias sobre novos lançamentos.

Até o momento, ele está disponível apenas para 21 empresas, incluindo Benefit, Levi’s e SoulCycle, mas mantenha os olhos abertos para isso no futuro. Você pode usar o lembrete de lançamento do produto para avaliar o interesse do cliente enquanto coleta uma lista de pessoas que desejam se manter informadas sobre sua marca.

Nunca tinha pensado no Instagram como uma boa plataforma para coletar leads? Então, você já tem excelentes motivos para mudar suas estratégias de marketing!

Quer aprofundar mais o seu conhecimento sobre campanhas em mídias sociais? Então, continue navegando no nosso blog e leia o que já publicamos sobre o assunto. 😊

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marekting Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS).