Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Se algo não está na internet, provavelmente não existe. Você já ouviu essa frase por aí? Por mais engraçada ou exagerada que possa parecer, ela tem seu fundo de verdade. Muitos anos depois da popularização da rede, hoje podemos dizer que a marca que não usufrui os poderes das mídias sociais não vai muito longe — ou leva muito tempo para chegar onde deseja.

Há muitas formas de saber se uma empresa está crescendo, e o indicador de desempenho queridinho do mundo dos negócios é, sem dúvida, o ROI — Return Over Investment, em inglês. Ele é a taxa de retorno, é o que mostra a quantia de dinheiro que você ganhou (ou perdeu) ao fazer um investimento.

E nessa correria desenfreada por marcar presença nas mídias sociais, é fácil se perder nas estratégias, não enxergar resultados e, consequentemente, não lucrar nada com o que você tinha certeza de que traria resultados.

Muito bem, mas a questão é como calcular o ROI das mídias sociais? Como saber se a sua tática de marketing está dando certo? Continue conosco, porque neste post a conversa é sobre isso.

O que é ROI?

Nós bem sabemos — e temos visto cada vez mais — o impacto que as mídias sociais exercem sobre as pessoas. Os influenciadores digitais são uma das provas do quanto estamos envolvidos com essa “nova” forma de se comunicar e de fazer negócio.

Mas também sabemos que, nem sempre, a diretoria da empresa (ou seja, o seu cliente) acredita nas estratégias de marketing que você tem proposto. Nada condenável, não é mesmo? Mas para que você consiga convencê-lo da importância do seu trabalho é preciso demonstrar o ROI das mídias sociais.

Se o ROI é o retorno do que foi investido, o ROI das mídias sociais é o retorno do investimento de todas as atuações feitas nesses canais. Dessa forma, isso inclui toda ação realizada visando um lucro futuro como campanhas de marketing, aquisição de softwares de gestão, contratação e treinamento de funcionários, novas estratégias para reter clientes etc.

Mas para não ter erro e escolher de forma certeira os investimentos que a empresa deve fazer, é imprescindível ter metas bem estabelecidas e entender bem quais são as estratégias que trazem resultados — que são eficientes para aproximar o negócio desses objetivos.

Você quer aumentar a taxa de conversão? Aumentar a geração de leads? O engajamento? O tráfego no blog?

Com tantas táticas para atrair e fidelizar clientes, como é possível identificar o que funciona especificamente para a sua empresa? Parece uma tarefa como tiro ao alvo no escuro, mas a resposta é simples: calcule o ROI da estratégia com precisão e aja em cima dele.

Como calcular o ROI?

O marketing digital é muito amplo e o que não falta são métodos e ferramentas para quem deseja fazer negócios na internet. Mas é preciso ter em mente que cada empresa ocupa um nicho no mercado e tem um público-alvo específico, entre outros detalhes.

Isso quer dizer que cada ação de marketing trará resultados diferentes, dependendo das características da empresa. Ou seja, apesar de confiáveis e eficazes, o que funciona para uma pode não trazer muito retorno para outra.

É exatamente por isso que acompanhar o ROI das mídias sociais é tão importante. Ele é um indicador de desempenho fundamental, que ajuda a responder perguntas essenciais sobre o negócio, tais como:

  • Quais as maiores fontes de lucro?

  • Quais os canais de comunicação mais eficientes?

  • O desempenho das campanhas de marketing está como o esperado?

  • O atendimento ao cliente está favorecendo a fidelização?

  • O processo de vendas tem sido eficaz?

Quando você avalia essas questões e encontra respostas claras para elas, fica muito mais fácil decidir quais estratégias valem o investimento e quais precisam ser repensadas, além de otimizar aquelas que já estão dando certo, para que tenham um desempenho ainda melhor.

O cálculo do ROI é muito simples:

ROI = (retorno – investimento)/ investimento

Essa fórmula é bastante abrangente e pode ser utilizada para analisar o andamento do negócio de modo geral, ou para avaliar um projeto específico. Multiplicando o resultado por 100 você tem o resultado em porcentagem, o que facilita na hora de comparar as estratégias.

Assim, o ROI das mídias sociais pode ser calculado nas suas mais diversas áreas como:

Todo mundo quer ter seu lugar ao sol e, sim, há lugar para todo mundo. Mas para encontrar exatamente esse ponto é preciso ter objetivos muito claros. É claro que a maior meta de qualquer empresa é aumentar a receita. Mas quando se trata de mídias sociais é fundamental traçar o caminho para lucrar no futuro.

Os objetivos do marketing de mídias sociais são implicados ou mensuráveis. Os mensuráveis são os de ordem quantitativa e têm ligação com as ações de vendas. Exemplo disso é a quantidade de leads gerados pelas publicações nas redes sociais e que se tornaram consumidores reais.

Já os objetivos implicados são de natureza qualitativa, ou seja, podem não acumular moedas no cofrinho agora, mas fortalecem a marca no mercado digital. Por exemplo, você pode ter como meta aumentar o engajamento da empresa com a sua audiência por meio das redes sociais.

Então, nesse caso, você deve estabelecer alguns indicadores de desempenho como o aumento do número de seguidores, de comentários, de compartilhamentos, de curtidas e de mensagens diretas para saber se está no caminho certo.

Nesse contexto digital, engajamento e maior número de leads podem ser sinônimos de lucro e crescimento.

Depois de bem traçados os objetivos, definidas as métricas que você vai usar, você deve escolher uma ferramenta para medir o ROI das mídias sociais. Alguns exemplos são o Google Analytics, o Hootsuite e o Facebook Insights.

Por fim, no seu relatório de mídias sociais, você poderá apresentar para a diretoria os números das ações nas redes sociais que estão contribuindo para o faturamento da empresa.


Este artigo foi esclarecedor para você? Então não pare por aqui.

Continue aprofundando seus conhecimentos e confira todo o nosso conteúdo especial sobre relatórios e métricas de mídias sociais!

Compartilhe este post com alguém que precisa saber mais sobre ROI.


Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.