fbpx

A criação estratégica de conteúdo é fundamental para o sucesso das ações de marketing digital. Um mesmo tema pode ser abordado nos mais diferentes formatos, por isso, neste post vou te ensinar como compartilhar vídeo do YouTube no Facebook e no Instagram.

Antes de mais nada, você precisa saber que o melhor caminho para aproveitar ao máximo o seu alcance nas redes sociais é sempre publicar de forma nativa, sem usar links de compartilhamento de uma rede para as outras.

Assim, copiar o link do vídeo do YouTube e colá-lo no Facebook vai te dar um resultado menor do que se você publicar o próprio vídeo em um post da sua página.

Cada plataforma tem as suas especificações de conteúdo, então vou começar te explicando quais são as limitações de vídeo no Instagram e no Facebook. E, depois disso, vou te apresentar 2 formas de compartilhar vídeo do YouTube no Facebook e no Instagram.

Vamos lá?

 

Especificações de vídeo

No YouTube o objetivo é ter vídeos com a maior qualidade possível, lembrando que eles são recodificados pela plataforma para otimizar a reprodução de acordo com a qualidade do acesso de quem está assisitindo.

A preferência é por vídeos com resolução de 1080p HD no formato MPEG-2 ou MPEG-4. Se você quiser saber mais detalhes técnicos, aqui está a lista de especificações de vídeo do YouTube.

 

Especificações de vídeo no Instagram

O Instagram tem algumas diferenças, como a proporção, que precisa ficar entre 1,91:1 e 9:16, com resolução mínima de 720 pixels. O tamanho máximo do arquivo para vídeos com duração de 10 minutos ou menos é de 650 MB. O tamanho máximo do arquivo para vídeos com duração de até 60 minutos é de 3,6 GB.

Os primeiros 60 segundos do vídeo aparecem no Feed, como qualquer outra publicação. Ao fim dessa prévia de 1 minuto, o vídeo para e os espectadores podem clicar em Continuar Assistindo para ver o vídeo até o fim.

O vídeo completo estará disponível no Feed, na grade do perfil e na aba de vídeo do perfil.

Você encontra mais detalhes sobre a publicação de vídeos no Instagram aqui.

 

Especificações de vídeo no Facebook

No Facebook as especificações de vídeo são simples.

O formato recomendado é o MP4, mas a plataforma aceita outros formatos, também, desde que seja com resolução de 1080p ou menor, em arquivos de até 10 GB e 240 minutos de duração.

A explicação técnica para o tamanho do arquivo é que em conexões mais lentas, pode ser mais demorado para carregar o vídeo, além de ter grandes chances de diminuir a qualidade. E isso pode afastar seus espectadores.

A publicação de vídeos no Facebook tem mais alguns detalhes, como título e configurações avançadas. Você encontra essas informações aqui.

 

Como baixar seu vídeo do YouTube

O primeiro passo é ter em mãos o arquivo do vídeo.

Se você está fazendo a publicação pela primeira vez, você já tem esse arquivo em mãos. Mas o que fazer se o vídeo estiver publicado no seu canal e você não tem o arquivo original?

Você terá que fazer o download no seu Studio.

Basta clicar no botão de opções ao lado direito do nome do vídeo e tocar no botão ‘Fazer download’.

E se você não tiver acesso ao gerenciamento do canal de YouTube?

Aí você terá que usar uma plataforma de terceiros para intermediar o download. Mas atenção! Lembre sempre que os conteúdos são protegidos pelas leis de direitos autorais, ou seja, se você baixar o vídeo de um outro criador e sair publicando por aí, pode ser que seu conteúdo seja removido.

Para baixar um vídeo do YouTube você pode conferir uma lista de opções como esta do TecMundo, ou pode pesquisar no Google por “baixar vídeo do YouTube”, e encontrar a melhor opção para você.

E agora que você tem seu arquivo de vídeo, chegou a hora de compartilhar o vídeo do YouTube no Facebook e no Instagram.

 

 

Como compartilhar vídeo do YouTube no Facebook

No Facebook, você vai começar abrindo o Estúdio de Criação e clicando em Criar novo > Carregar vídeo.

Selecione o arquivo do vídeo que você salvou no computador e vamos para o próximo passo.

Agora você vai fazer as configurações do seu vídeo, confira a lista:

  1. Título do vídeo
  2. Descrição do vídeo
  3. Tags de sentimento, marcação de produtos, palavras-chave para facilitar o aumento de alcance do seu vídeo.

Feito isso, navegue pelas guias disponíveis na parte direita da tela de upload para definir otimizações, miniatura (thumb) do vídeo, legendas (que podem ser criadas automaticamente e você sempre deveria usar) e ainda opções de enquetes e rastreamento do seu conteúdo.

Clique em Avançar para encontrar as opções de publicação e faça seu checklist:

  • O vídeo tem mais de 3 minutos de duração? Vídeos de pelo menos 3 minutos de duração são mostrados para mais pessoas.
  • A descrição do vídeo está ok? Ajude as pessoas a encontrar seu vídeo com uma descrição que chame atenção.
  • Você configurou as palavras-chave? Adicione tags que englobem todas as diversas palavras que as pessoas possam usar para procurar vídeos como o seu.
  • O vídeo está em HD? As pessoas tendem a gostar de vídeos em alta definição.
  • Este vídeo faz parte de uma série ou deveria estar em uma lista de reprodução? As listas de reprodução e as séries otimizam a forma como seus vídeos relacionados são recomendados a quem visualiza.

Confira as opções de agendamento, publicação ou estreia do seu vídeo, faça as configurações de moderação e publicação cruzada, se necessário e clique em Programar ou Publicar para que seu vídeo seja disponibilizado para seus seguidores.

 

Como compartilhar vídeo do YouTube no Instagram

Alterne seu Estúdio de Criação para o Instagram, na parte superior da tela.

Seu próximo passo é observar o tempo de duração do seu vídeo. Se ele tiver menos de 60 segundos, você pode publicar diretamente no feed. No caso de ter mais de 60 segundos, você terá que publicá-lo via IGTV no Estúdio de Criação.

E você pode, ainda, publicar seu vídeo diretamente no app do Instagram no celular ou no site do Instagram. E por esses caminhos você vai publicá-lo normalmente, como qualquer outra imagem, independentemente da duração.

Seguindo adiante, então, clique em Criar publicação > Feed do Instagram, para vídeos com menos de 60 segundos.

Ou Criar publicação > IGTV para vídeos com mais de 60 segundos de duração.

Para os vídeos curtos, os próximos passos são simples:

  1. Escreva uma legenda;
  2. Adicione a localização, se quiser;
  3. Selecione uma miniatura (thumb);
  4. Confira as configurações avançadas para moderação de comentários e marcação de parceiros comerciais, se for o caso.
  5. Clique no ícone de seta para baixo que aparece ao lado do botão de Publicar e decida se você vai publicar agora ou agendar a publicação para um momento futuro.

Mas se seu vídeo for mais longo, você terá que começar ajustando ele para ser usado em formato 9:16, ou seja, na mesma proporção dos stories.

E, mais um detalhe: ao ser exibido no feed dos seus seguidores, este vídeo terá um recorte de 4:5, na parte central da tela.

Ou seja, se você puder cortar as laterais do seu vídeo para ele se encaixar no formato 4:5, melhor.

Se você não souber direito o que fazer, aqui tem um template de Canva para você copiar e usar para adequar seus vídeos.

Quer saber mais detalhes da publicação de vídeos no Instagram? Aqui tem todas as informações.

E, então, você está preparado para compartilhar vídeo do YouTube no Facebook e no Instagram?

Se tiver uma dúvida, deixe um comentário que tentaremos ajudar! 🙂

Deixe aqui seu comentário

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: