Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Para obter sucesso com sua publicidade em redes sociais, você precisa ter um conhecimento profundo sobre o leilão em campanhas do Facebook e do Instagram. Em meio a tantas informações, o seu anúncio deve vencer o da concorrência para alcançar o seu público- alvo.

Muitas pessoas que executam anúncios nessas plataformas provavelmente nem conseguiriam explicar o que é isso ou como funciona. Porém, é um conceito deveras importante e, se você não sabe como atender aos requisitos do leilão, está jogando em desvantagem.

Por isso, elaboramos este artigo para explicar exatamente como funciona o leilão em campanhas do Facebook e do Instagram para que você possa personalizar seus anúncios e, então, obter os melhores resultados possíveis.

O que é o leilão de anúncios do Facebook e do Instagram?

O Facebook e o Instagram querem exibir o melhor anúncio para o usuário em determinado momento, sem que o anunciante precise investir grandes quantias na campanha. Ou seja, as plataformas tentam entregar valor a quem anuncia ao mesmo tempo em que, claro, querem oferecer uma boa experiência para o usuário.

É aí que entra o leilão: o anúncio que ganhar esse leilão é exibido ao usuário. Contudo, esse sistema não funciona como os leilões amplamente conhecidos, isto é, você não ganha simplesmente dando o lance mais alto.

Como Facebook e Instagram querem ambas as partes (público e empresa) satisfeitas ao final do dia, eles levam em consideração alguns fatores em cada campanha veiculada. O anúncio que atender melhor a esses requisitos, entra no feed do usuário.

Isso resulta em anúncios relevantes para o público a custos baixos para os anunciantes. Falaremos sobre esses requisitos mais adiante.

Por que é importante que você saiba como o leilão funciona?

Os lances em anúncios do Instagram e do Facebook têm um efeito enorme nos resultados que você vê com as suas campanhas. Se você não está preparado para o sucesso no leilão, duas coisas podem acontecer:

  1. você pagará muito pelos resultados do anúncio, tornando sua campanha não lucrativa. Caso você não consiga oferecer os lances certos de anúncio, esse é quase um resultado garantido;
  2. seus anúncios nunca serão entregues. Se você não cumprir os critérios de lance, nem terá a chance de ser lucrativo, pois as pessoas simplesmente não poderão ver os seus anúncios.

Segundo o próprio Facebook, compreender como funciona o leilão ajuda que você entenda melhor o desempenho das suas campanhas.

Veja no próximo tópico!

Como funciona o leilão em campanhas do Facebook e do Instagram?

Todos os dias, bilhões de leilões acontecem nas plataformas do Facebook e do Instagram. O leilão de anúncios desses aplicativos funciona calculando o maior valor total. Eles usam um algoritmo para isso, que leva em conta apenas três fatores que definirão o vencedor. Veja a seguir.

LANCE

É o valor que você está disposto a pagar para obter uma conversão ou resultado desejado. Ao criar uma campanha, você informa isso para o aplicativo por meio de estratégias de lances, como:

  • Valor mais alto ou menor custo — obtenha o maior volume de resultados ou valor de compra para o seu orçamento;
  • Limite de custo — controle seus custos e obtenha o máximo de resultados de volume para o seu orçamento;
  • Limite de lance — controle seu lance em cada leilão;
  • Custo alvo — obtenha um custo consistente por resultado.

TAXAS DE AÇÃO ESTIMADAS

O Facebook é o rei dos dados. Eles podem usar seus dados para descobrir a probabilidade de alguém se envolver com seu anúncio ou executar a ação designada que você deseja. Então, eles examinam o histórico dos usuários segmentados e, com isso, eles podem determinar se são bons candidatos para visualizar seu anúncio ou não.

Isso remonta ao desejo do Facebook em criar o maior valor para as duas partes envolvidas. Se eles puderem exibir um anúncio relevante e útil para alguém a um baixo custo para o anunciante, eles o farão.

Entretanto, verifique se você não está dizendo às pessoas para se engajarem ou postarem. Você também deve evitar o clickbaiting, pois essas duas táticas resultarão em um baixo índice de qualidade do anúncio.

QUALIDADE DO ANÚNCIO

O terceiro e último ponto do algoritmo do leilão de campanhas é a qualidade do seu anúncio que, por sua vez, é determinada por vários fatores. Um deles é o tipo de feedback que as pessoas estão dando, após visualizarem seus anúncios. Os usuários podem, por exemplo, ocultá-los, caso não desejem vê-los. Isso é considerado feedback negativo.

O feedback negativo aumentará significativamente os custos do seu anúncio. Talvez pior, no entanto, seja ele afetar a reputação da sua conta. Como resultado de comentários negativos em seus anúncios, você pode ver um aumento no custo em todas as suas campanhas.

Por outro lado, se você tiver um anúncio realmente de alta qualidade, ele terá muitos compartilhamentos e engajamento, como pessoas marcando seus amigos, sem que você precise solicitar. Isso é, essencialmente, publicidade gratuita!

As outras coisas que o algoritmo analisa ao determinar a qualidade do anúncio são o conteúdo e as páginas de destino. Conteúdo de baixa qualidade pode ser descrito como:

  • reter informações no copy;
  • sensacionalismo;
  • isca de engajamento.

Uma página de destino de baixa qualidade pode ser considerada qualquer site que tenha:

  • uma alta taxa de rejeição;
  • nenhum conteúdo original;
  • toneladas de anúncios pop-up;
  • experiência inesperada no site.

Se você tiver um baixo índice de qualidade do anúncio, você saberá. O Facebook enviará uma mensagem de aviso, ou penalizará você. Portanto, apenas evite fazer qualquer coisa que resulte em uma má experiência do usuário, e você deve ficar bem.

Como ganhar o leilão de anúncios do Facebook e do Instagram?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o leilão de campanhas do Facebook e do Instagram, estará melhor preparado ao configurá-las. Na verdade, você deve saber como personalizar seus anúncios para oferecer a melhor chance de sucesso no leilão.

Para isso, implemente uma estratégia de lances sólida e verifique se tem um alto índice de qualidade no anúncio. Se você fizer essas coisas, pode confiar que as plataformas exibirão seus anúncios para as pessoas certas, pelo custo certo.

O leilão em campanhas do Facebook e do Instagram é a maneira de as plataformas mensurarem a relevância dos anúncios para os usuários. Seguindo seus requisitos, você alcançará seu público e obterá sucesso com suas investidas.

Quer aprender tudo sobre campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads? A edição 2020 da Formação em Social Media está chegando, garanta sua vaga aqui.

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣