Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Você notou uma queda no alcance orgânico das suas publicações no Facebook ultimamente? A última atualização do algoritmo do Facebook fez algumas mudanças significativas em como a plataforma seleciona quais conteúdos serão mostrados para os usuários, por isso é preciso ter ainda mais atenção e cuidado na hora de criar as publicações para as páginas.

Quer melhorar os conteúdos que você cria para o Facebook? Temos algumas dicas para você.

O que dá mais resultado?

Para o novo algoritmo as interações mais importantes que um post pode ter são:

– O post é compartilhado via Messenger
– Os usuários curtem e comentam o post
– Os usuários respondem aos comentários feitos no post
– Os usuários criam interações significativas a partir do post

O que são interações significativas?

De acordo com as informações apresentadas pelo próprio Facebook, alguns itens serão considerados ao se determinar a qualidade das interações descritas acima:

– Tempo dedicado ao post – seja na leitura, ao visualizar uma foto ou ao ver um vídeo

– Sobre da página – quanto mais completas as informações do Sobre, melhor será o alcance

– Tipo de publicação

– O quanto o post é informativo

Como posso melhorar meu conteúdo?

Para obter melhores resultados orgânicos com o Facebook, é importante observar 3 grandes pilares:

1 – Promova interações significativas

2 – Fique atento ao que o seu público quer saber

3 – Evite o uso de iscas de engajamento (“marque seu amigo”, “curta/compartilhe se você concorda”)

Se você observar com cuidado, os três pilares estão conectados: os engajamentos promovidos por uma isca (“marque aqui seu amigo”, “reaja com um coração se você também ama…”) não têm alta qualidade, porque são apenas uma marcação ou uma reação. E, para fazer com que o público interaja de forma significativa, você precisa compreender o que faz com que ele queira marcar um amigo ou compartilhar a publicação.

Agora pegue o bloquinho para anotar as 5 dicas a seguir:

1 – Seja mais seletivo

Como já falamos aqui, quando se trata de Facebook o foco precisa ser qualidade e não quantidade. Não há problema em publicar apenas 2 vezes por semana, desde que essas publicações sejam exatamente o que seu público quer ver.

Lembre que as interações orgânicas ajudam a melhorar os resultados pagos, caso você queira impulsionar a publicação, então mesmo que sua estratégia conte com investimentos, busque sempre alcançar a máxima qualidade em cada publicação.

2 – Adote uma estratégia com vídeo

Vídeos aumentam as chances de um usuário parar a navegação e prestar atenção, e isso precisa ser usado para buscar melhores resultados. De acordo com um estudo da quintly, posts com vídeos recebem 8 vezes mais comentários e têm 186% mais engajamento que publicações de links ou com imagens.

Quem nunca parou o que estava fazendo para ver um vídeo de receita?

O importante é lembrar que isso só vale se o vídeo for nativo, ou seja, publicado diretamente no Facebook. Se o vídeo for ao vivo, melhor ainda, porque os usuários passam 3 vezes mais tempo assistindo a transmissões ao vivo que vídeos previamente gravados.

3 – Dedique mais tempo aos canais próprios

Uma estratégia digital não pode contar apenas com um canal e não pode depender inteiramente de plataformas de terceiros, como as redes sociais. As plataformas de redes sociais são empresas com um modelo de negócios baseado em venda de espaços publicitários, portanto, não temos nenhum controle sobre elas.

Por isso precisamos investir cada vez mais esforços nos canais próprios, como site e blog. Prepare seu conteúdo para ser encontrado, por meio de estratégias de SEO e produção de conteúdo de alta qualidade.

4 – Encare o Facebook como uma plataforma paga

Use as ferramentas disponíveis no próprio Facebook para compreender melhor seu público, fazer segmentações mais específicas e assertivas e obter o melhor retorno para cada Real investido.

É uma questão de tempo o alcance orgânico chegar a zero, visto que este é o modelo de negócios da plataforma.

5 – Planeje e entenda melhor o seu público

Para criar bom conteúdo é preciso ter uma construção sólida de persona e usar estes indicadores a cada publicação a ser criada e a cada produto a ser divulgado. Se você conseguir compreender quais são as maiores dificuldades, sonhos e desejos do público, 50% do seu resultado está garantido.

Os outros 50% vêm de um planejamento bem feito, com foco nas metas comerciais do cliente: ele precisa expandir a marca? vender mais? captar mais leads? Tendo em mente as metas a serem alcançadas fica mais simples conectá-las com o consumidor, medir retorno e saber exatamente o que você precisa fazer com seu conteúdo.


Gostou deste post?

Conheça nossos cursos.

Curta nossa página no Facebook.

Siga-nos no Instagram.

Categorias:

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.