Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Este é o segundo post da série sobre Métricas. O primeiro está aqui.

Você já teve dificuldade em elaborar um relatório de mídias sociais para seus clientes? Todos nós já passamos por isso, então vamos compartilhar dois modelos que você pode usar e deixar seus relatórios muito mais profissionais.

Modelo Básico – Relatório em PowerPoint

Vamos começar com um modelo básico de relatório, que pode ser montado em PowerPoint, Google Drive ou Libre Office e usa os dados fornecidos diretamente pelas redes sociais. Você pode começar seu relatório pela rede social mais relevante para a marca, e repetir a operação para cada uma das redes utilizadas.

1. Resumo

Depois da capa, é sempre bom trazer um resumo dos principais indicadores do período. No post anterior comentei que, em alguns casos, o cliente pode se interessar apenas por esta primeira parte e pela proposta de ação para o período seguinte.

Se você quiser deixar esta primeira parte ainda mais chamativa e profissional, pode inserir gráficos com o comportamento dos dados nos últimos 3 ou 6 meses.

2. Apresentação de dados e análises

Na sequência, você vai aprofundar as informações de cada um dos indicadores apresentados.

O objetivo das análises é justamente explicar qual foi o papel de cada um dos envolvidos nos resultados apresentados.

O que você fez para chegar a esta melhoria? Como o departamento de marketing do cliente se envolveu para participar? Teve alguma ação especial? Foi feito algo de diferente, algum teste?

Isso tudo deve aparecer na análise. E lembre-se de sempre indicar se foi feita alguma campanha que impactasse na atividade.

3. Melhores publicações

Ao apresentar as publicações que tiveram melhor resultado no período, é sempre bom inserir também os dados de quais tipos de posts tiveram melhor desempenho.

Uma reclamação recorrente de quem trabalha com mídias sociais é que o cliente não quer investir em fotos melhores ou vídeos ou em um site melhor. Isso se resolve apresentando resultados.

Se o seu cliente perceber que vídeos ou fotos próprias aumentam as vendas, é possível que ele pense melhor antes de descartar a contratação de uma equipe especializada para isso.

Para apresentar os 3 melhores posts, você tem 3 caminhos para escolher:

– você pode apresentar os posts com maior engajamento: [(reações + comentários + compartilhamentos + cliques) x 100)/Alcance]

– você pode apresentar os posts com maior alcance

– você pode apresentar os posts com maior número de ações (reações, comentários, compartilhamentos e cliques).

Sugiro usar o engajamento, por que leva em consideração todas as variáveis envolvidas e não foca apenas em métricas de vaidade, que é o caso do alcance e das ações, quando apresentadas de forma isolada.

4. Conclusão

Para terminar, você pode fazer uma análise global de todas as ações desenvolvidas no mês e como elas impactaram o desempenho da marca nas redes sociais. E, como já foi comentado anteriormente, este é o momento de propor novas ações para o mês seguinte.

O objetivo é indicar o que será feito com todas essas informações que foram levantadas no decorrer do relatório, explicando como melhorias podem ser feitas, quem precisará se envolver, como os objetivos serão alcançados de forma mais sustentável.

Relatório em Excel

Se você quiser levar seu relatório de Facebook para um outro nível, você pode usar o Excel para desenvolver uma planilha de cálculo e criar gráficos de fácil compreensão.

Infelizmente, até o momento, são poucas as redes sociais que nos permitem fazer o download dos dados brutos, e o Facebook é uma delas. Isso acaba trazendo uma limitação quando você precisa fazer um relatório para um cliente que tem presença em Facebook e Instagram, por exemplo.

Se este for o seu caso, eu recomendo que você use os dados brutos do Facebook e crie seus próprios gráficos para analisar o desempenho desta rede, e use o recurso de print de tela para as demais redes, unindo todas essas informações em um relatório em slides (PowerPoint).

Localizando os dados brutos da sua página de Facebook

Na sua página há alguns relatórios com dados detalhados. Estes dados são entregues em planilhas, o que permite que criemos nossas próprias planilhas de análise, cálculos de KPIs e criação de gráficos.

Além disso, analisar estes dados pode trazer insights importantes, que não são possíveis quando analisamos os gráficos prontos da aba de Informações.

Para fazer o download dessas planilhas, basta clicar em Exportar dados.

Depois, você delimita a data de início e fim do relatório, indica se deseja baixar dados de página, de publicação ou de vídeo e que tipo de layout de relatório quer obter.

E estão aí todos os dados da sua página!

O mais legal desta planilha é que ela traz vários dados, e todos estão explicadinhos na primeira linha. Meu detalhe preferido é poder analisar o número de usuários únicos que realizaram ações nas nossas publicações.

Elaboramos um curso online de Métricas e Relatório de Mídias Sociais para ajudar você a criar relatórios melhores.

Faça sua inscrição!

 


Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Categorias:

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.