Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Então você decidiu empreender e percebeu que precisa publicar nas redes sociais para que as pessoas saibam o que você vende, como ou onde comprar seu produto e quais são os valores que norteiam sua marca. E aí, você começou a criar publicações, viu que elas trazem resultados, mas também sentiu o peso de ter que falar de alguma coisa nova quase que diariamente.

Socorro! Eu não dou conta de criar tantas publicações! O que fazer?

Não tem como fugir de publicar, isso já está claro. E seu público vai sentir falta quando você passar alguns dias em silêncio. Isso tudo se resolve com planejamento, e hoje eu vou te ajudar a estruturar um planejamento de publicações para o mês inteiro. Quer aprender? Me acompanha nos próximos parágrafos.

Primeiro passo: Comece 2 semanas antes do próximo mês

Sim, um dos grandes benefícios de planejar é não sentir mais tanto estresse no dia a dia e, para isso, você vai precisar se adiantar. Antes de mais nada você vai precisar organizar as ferramentas de que precisa. Recomendo começar escolhendo um calendário – pode ser virtual, impresso em folha A4 ou a boa e velha agenda – e fazendo uma lista das ações comerciais que você planeja para o mês.

Em que dias você fará uma promoção? Quais produtos entrarão em oferta? Quando você receberá novos produtos? Você fará algum lançamento durante o mês? E observe que, quando eu digo que é para fazer uma lista, me refiro a escrever mesmo. Colocar no papel cria mais comprometimento entre você e sua empresa.

Segundo passo: Organize seu calendário

No seu calendário, comece anotando as datas das ações comerciais. Com elas no papel, verifique quantos dias antes você começará a falar de cada uma delas e com que frequência. Suas primeiras publicações do mês já estão desenhadas.

Feito isso, distribua pelo calendário algumas publicações sobre sua marca. O que é o coração da sua empresa? No caso de um restaurante orgânico que faz questão de comprar apenas insumos locais, o coração da empresa pode ser falar sobre os fornecedores, apresentar a fazenda de onde vem um ingrediente muito usado, por exemplo. É bom trazer publicações com esses valores de marca 1 vez por semana ou pelo menos a cada 10 dias.

Por fim, pense em como você pode mobilizar seu público ao redor da sua marca. Sobre quais temas você pode publicar para iniciar conversas com os consumidores? No exemplo do restaurante orgânico ali de cima, podemos perguntar quais são os pratos preferidos dos clientes, dar uma receita, pedir uma dica, etc.

Terceiro passo: Coloque a mão na massa.

Agora que você tem o calendário definido, chegou o momento de criar as publicações de fato. Defina o que vai ser foto e o que vai ser vídeo, faça uma revisão em fotos e vídeos que você já tem e verifique se algo pode ser usado. Se você precisar de novas artes, fotos e vídeos, quem vai fazer? Você tem alguém que trabalhe com você e possa assumir parte dessas tarefas? Você tem duas semanas para organizar todo o material de que precisa e fazer o agendamento das publicações, o que é tempo suficiente para deixar tudo pronto.

E então, pronta para criar seu calendário do próximo mês?

Via

Categorias:

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.