fbpx

Você usa os stories do Instagram na sua estratégia de mídias sociais? Se a resposta for sim, este post é um checklist para você ter certeza de que está usando todos os recursos da plataforma corretamente. Se sua resposta for não, este post vai ajudar você a entender como fazer o melhor uso dos stories do Instagram para conquistar seguidores.

Para começar, alguns dados interessantes. De todas as visualizações de stories de Instagram diariamente, 1/3 são de empresas. E os stories são usados por 500 milhões de pessoas diariamente ao redor do mundo. Ou seja, os usuários da plataforma não apenas publicam stories como também visualizam eles e isso abre uma oportunidade para você que está querendo conquistar seguidores do Instagram.

O que são os stories do Instagram?

Os stories são publicações em formato vertical que ficam disponíveis por 24 horas e depois desaparecem, a não ser que você crie Destaques para salvá-los no seu perfil (Clique aqui para ver como criar e usar os Destaques do Instagram).

instagram-petit-midias-sociais

Como usar os stories do Instagram?

  1. Abra o aplicativo do Instagram e toque no ícone de +, no canto superior direito da tela;
  2. Toque no círculo branco na parte inferior da tela para tirar uma foto;
  3. Ou toque e segure este mesmo botão para gravar um vídeo;
  4. Ou clique no botão à esquerda do círculo branco para selecionar fotos e vídeos salvos no seu celular.

Como saber quantas pessoas visualizaram seus stories do Instagram?

Para acompanhar os dados de análise das publicações em tempo real, siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e clique no botão ‘Seu Story’, no canto superior esquerdo da tela;
  2. Ao abrir o seu story publicado você verá uma contagem de visualizações na parte inferior da tela;
  3. Clique nele ou arraste para cima para ver alista de pessoas que visualizaram e, também, informações de quantas dessas pessoas clicaram em algum sticker do story, visitaram seu perfil, etc.;
  4. Apesar de ficarem publicados por apenas 24 horas, a lista de visualizadores pode ser acessada por 48 horas e os demais insights (dados e informações) ficam disponíveis por 14 dias na guia Informações do seu perfil comercial.

Como usar os stickers dos stories do Instagram?

Aqui é que começamos a falar sobre aumentar o alcance dos seus stories e conquistar novos seguidores. O segredo, além de criar conteúdo interessante e que as pessoas queiram ver, é usar os stickers certos para cada ocasião.

  • Localização

    Use o endereço do seu negócio, cidade ou região em que você se encontra.

  • Menção

    Insira um nome de usuário que você deseja mencionar.
    Você pode fazer isso no próprio texto do seu story, inserindo o @, seguido das primeiras letras do nome do usuário. Você verá, na parte inferior da tela, uma lista de perfis e pode tocar em uma delas para selecionar.
    E você também pode usar o sticker de menção e escrever ali o nome do usuário a ser mencionado.

  • Use a sua

    Crie movimento pedindo para as outras pessoas compartilharem os próprios stories sobre qualquer tópico que você quiser. Se você preferir, toque no ícone de dados abaixo da caixinha para ver um tópico aleatório.
    Depois disso, você poderá tocar na figurinha para ver as publicações de quem respondeu seu pedido.
    E você pode, ainda, tocar no ícone de opções (aquele com 3 pontinhos) para desativar notificações ou ocultar o seu nome de usuário no crédito Iniciado por.

  • Hashtag

    Insira a hashtag que deseja incluir no seu story.

  • Perguntas

    Use para perguntar alguma coisa ou para que as pessoas mandem perguntas para você. Outra opção deste sticker é a seleção do tipo de resposta que as pessoas podem enviar, se será um texto (selecione ) ou uma música (toque em ).
    Para ver quem respondeu, deslize seu próprio story para cima.  Você verá as respostas e poderá compartilhá-las sem exibir o nome do usuário que respondeu.

  • GIF

    Selecione um GIF em alta ou pesquise por uma palavra-chave na parte superior da tela.

  • Link

    Toque no sticker e, depois, insira o link que você deseja vincular à figurinha.
    Você poderá ver uma prévia da página de destino, para ter certeza de que está tudo certo. E seus seguidores poderão tocar na figurinha para acessar seu link.

  • Enquete ou Emoji com Controle Deslizante

    Escreva uma pergunta e personalize as respostas.
    Você pode dar duas opções de resposta com a figurinha de Enquete ou selecionar um emoji para que a pessoa deslize e indique o quanto ela concorda ou discorda.
    Quando você deslizar seu story para cima, você verá as respostas em tempo real.

  • Teste

    Faça perguntas de múltipla escolha com respostas personalizadas. Selecione a opção correta antes de publicar e aproveite para fazer testes e quizzes divertidos com seus seguidores.

  • Doação

    Selecione uma organização sem fins lucrativos que você deseja apoiar e use a figurinha de doação para que seus seguidores possam tocar nela e fazer uma doação para essa instituição.

  • Contagem regressiva

    Insira o nome do evento para o qual você está fazendo a contagem regressiva, bem como a data e horário de fim da contagem.
    As pessoas poderão compartilhar sua contagem regressiva e, também, ativar lembretes para receber uma notificação quando o tempo terminar.

Para adicionar stickers do Instagram nos seus stories, comece escolhendo o que você vai publicar (foto, vídeo) e, na parte superior da tela do editor de stories, clique no botão que parece um adesivo com uma carinha sorridente. Assim, você abrirá a lista de stickers disponíveis para o seu perfil. Note que talvez alguns stickers não apareçam (é o caso do sticker de música, que não está disponível no nosso perfil). A partir daí, basta clicar no sticker que você quer usar e seguir as instruções da tela para cada um deles.

conquistar-seguidores-stories

Como aumentar as chances de conquistar novos seguidores com meus stories?

Já falei sobre o uso dos stickers de hashtags e de localização, que ajudam a aumentar o alcance dessas publicações, mas além disso há outros fatores para levar em consideração.

  • Prefira publicar vídeos. Isso porque o vídeo começa a tocar assim que o usuário chega ao seu story, e pode aumentar a chance de ganhar a atenção das pessoas;
  • Crie para os stories. Dar atenção ao formato é importante e demonstra ao usuário que você se preocupa com a imagem de profissionalismo da sua marca;
  • Vá além de simplesmente repostar. O repost (compartilhar os stories de alguém que mencionou você) é importante para estreitar laços com seus seguidores, mas eles têm menor chance de viralizar, por isso invista em criação de conteúdo exclusivo para os stories.

Dicas finais:

  • Uma boa imagem pode ser melhor que um vídeo meia-boca.
  • Os primeiros 3 segundos do seu story são decisivos, lembre de usar sua mensagem mais forte no começo.
  • Entregue valor nos stories. Eles precisam contar uma história e levar algo de novo para os seguidores.
  • Lembre da CTA. O que a pessoa deve fazer depois de ver seu story: visitar o perfil, clicar no link, responder, compartilhar? Deixe isso claro.
  • 60% dos stories são visualizados com áudio, então vale usar música ou narração para ganhar a atenção dos seus seguidores.
  • Resolução recomendada: 1080 x 1920.
  • Tamanho máximo do arquivo: 30MB para imagens e 4GB para vídeo.
  • Duração máxima do vídeo: 15 segundos.
  • Espaço seguro: deixe livre 250 pixels no cabeçalho e 250 pixels no rodapé dos stories, para não ficar com texto ou logos abaixo da caixa de comentários ou do avatar do seu perfil.

E então? Bora dominar os stories?

 

Deixe aqui seu comentário

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: