Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Qual é sua estratégia de investimento em campanhas de Facebook Ads? Você destina parte da verba para obter mais curtidas de páginas e outra parte para impulsionar suas publicações? O Facebook tem vários tipos de campanhas que podem ser utilizadas para fechar mais vendas, atrair consumidores para sua loja, obter leads, divulgar produtos e ofertas e muito mais. E vários destes objetivos podem virar também campanhas de Instagram.

Que tal conhecer todos os objetivos de campanhas de Facebook para investir sua verba de forma mais inteligente?

As campanhas de Facebook Ads estão divididas em três grandes grupos: Reconhecimento, Consideração e Conversões. E o terceiro tem como finalidade promover vendas. Vamos conhecer melhor cada um deles:

Reconhecimento

As campanhas de reconhecimento são destinadas aos anunciantes que desejam tornar sua marca conhecida por mais pessoas. Esta categoria apresenta 3 objetivos:

Reconhecimento da marca – Busca pessoas que tenham maiores chances de prestar atenção aos seus anúncios e reconhecer a sua marca no futuro. (Compatível com Facebook e Instagram).
Divulgação nas imediações – Promove sua empresa para pessoas que estão perto dela. (Compatível com Facebook e Instagram).
Alcance – Exibe seu anúncio para o maior número de pessoas possível. (Compatível com Facebook e Instagram).

Consideração

As campanhas de consideração promovem as ações dos consumidores dentro da própria rede social e fora dela, seja no site da empresa, seja no site para download de um aplicativo da marca. Esta categoria traz 8 objetivos:

Tráfego – Aumenta o número de visitas no seu site. (Compatível com Facebook e Instagram).
Instalações do aplicativo – Aumenta o número de instalações do seu aplicativo. (Compatível com Facebook e Instagram).
Envolvimento com a publicação – Faz com que mais pessoas interajam com suas publicações na página, gerando mais curtidas, comentários e compartilhamentos. (Compatível com Facebook e Instagram).
Curtidas na página – Busca pessoas interessadas em curtir a página da sua empresa. (Compatível com Facebook e Instagram).
Participações no Evento – Propaga seu evento para mais pessoas interessadas. (Compatível com Facebook e Instagram).
Obtenção de ofertas – Promove uma oferta específica ou um cupom de descontos para seus consumidores. (Compatível com Facebook e Instagram).
Visualizações do vídeo – Promove vídeos da sua empresa que ajudarão a aumentar o reconhecimento de marca. (Compatível com Facebook e Instagram).
Geração de leads – Coleta dados como nome, endereço de e-mail, telefone e muito mais para que sua equipe de vendas possa entrar em contato diretamente com o consumidor interessado na sua empresa. (Compatível com Facebook).

Mensagens – Busca pessoas interessadas em conversar com o seu negócio no Messenger para concluir compras, responder a perguntas ou oferecer suporte (Compatível com Facebook, Instagram e Messenger).

Conversões

A terceira categoria de objetivos tem como finalidade promover as vendas, sejam elas no e-commerce, sejam no seu ponto de venda. Aqui podemos utilizar 3 objetivos:

Conversões – Leva para seu site pessoas interessadas em adquirir os seus produtos, e as conversões podem ser medidas usando o pixel do Facebook. (Compatível com Facebook e Instagram).
Vendas do catálogo de produtos – Exibe os produtos do seu catálogo para consumidores interessados. (Compatível com Facebook).
Visitas ao estabelecimento – É ativado para pessoas que estão a uma distância muito próxima da sua empresa, promovendo a venda de produtos para pessoas interessadas. (Compatível com Facebook).

A escolha dos objetivos das campanhas é fundamental para que o objetivo comercial de uma empresa seja alcançado. É importante observar que quando selecionamos um dos objetivos, o Facebook busca, dentre a segmentação escolhida, pessoas que tenham maiores chances de promover aquela determinada ação. Assim, ao impulsionar um post não podemos esperar que as pessoas fechem uma compra em nossa loja virtual, por exemplo.


Já viu nossa lista de cursos disponíveis? Conheça aqui.

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.