fbpx

Quer se aprimorar em mídias sociais?

Gerenciador de Negócios, Gerenciador de Anúncios e Gerenciador de Eventos. Já notou quantos gerenciadores diferentes você precisa acessar para fazer a gestão de redes sociais no Facebook e Instagram? Mas será que você sabe exatamente quando usar cada um deles e para que cada um serve? Eu te explico, vem comigo.


Neste post você vai encontrar respostas para as seguintes perguntas:

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?
O que é o Facebook Business Manager?
Para que serve o gerenciador de negócios?
Como acessar o gerenciador de negócios?

O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook?
Para que serve o Gerenciador de Anúncios?
Como acessar o Gerenciador de Anúncios?

O que é o Gerenciador de Eventos do Facebook?
Para que serve o Gerenciador de Eventos?
Como acessar o Gerenciador de Eventos?

O que é o Gerenciador de Comércio do Facebook?
Para que serve o Gerenciador de Comércio?
Como acessar o Gerenciador de Comércio?


O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

O Gerenciador de Negócios do Facebook é a plataforma usada pelos profissionais que trabalham com gestão de Facebook e Instagram. Além disso, ele também é usado para a gestão de campanhas em Facebook Ads e Instagram Ads. Nele você reúne os acessos a todas as contas dos clientes, sem precisar ser amigo no Facebook para poder ser administrador de uma página, por exemplo.

Ou seja, o Gerenciador de Negócios é o acesso profissional do Facebook, para atender seus clientes sem envolver seu perfil pessoal.

As configurações de acesso do Gerenciador de Negócios estão estruturadas em 7 categorias. São elas: Usuários; Contas; Fontes de Dados; Segurança da Marca; Registros; Integrações e Formas de Pagamento.

Além das configurações, é pelo Gerenciador de Negócios que você tem acesso a outras plataformas e ferramentas.

Entre elas estão:

Representação visual do Gerenciador de Negócios com todas as suas ferramentas.
  • Biblioteca de Mídia;
  • Central de Colaboração;
  • Cobrança;
  • Gerenciador de Eventos;
  • Localizações de estabelecimentos;
  • Qualidade da Conta;
  • Segurança da marca;
  • Central de Criativos;
  • Gerenciador de Anúncios;
  • Públicos;
  • Regras automatizadas;
  • Análise e relatórios;
  • Audience Insights;
  • Experimentos;
  • Gerenciador de Colaboradores da Marca;
  • Publicações da Página; e
  • Gerenciador de Comércio.

Notou que os gerenciadores de Anúncios, Eventos e Comércio são plataformas que você acessa pelo Gerenciador de Negócios? Sim, eles são plataformas disponíveis apenas para os profissionais acessam a plataforma. Assim, a grande plataforma é o Gerenciador de Negócios e os demais gerenciadores fazem parte dele.

O que é o Facebook Business Manager?

É comum, ainda, ouvir as pessoas falando em Business Manager ou, simplesmente, BM. Esse é o nome em Inglês do Gerenciador de Negócios. Quando a plataforma chegou ao Brasil ela ainda não tinha um nome em português. Por isso, quem trabalha com gestão de redes sociais há mais tempo acaba usando o nome em inglês às vezes. Mas é a mesma coisa, só que em duas línguas diferentes.

Para que serve o Gerenciador de Negócios?

Como comentei acima, ele serve para facilitar o acesso a todos os ativos dos clientes. Mas, além disso, ele ajuda a organizar o acesso das pessoas da equipe aos ativos. E também permite que você atenda clientes sem precisar envolver seu perfil pessoal; e ainda libera o acesso de diversas plataformas adicionais do Facebook para Negócios.

Como acessar o Gerenciador de Negócios?

O acesso é feito pelo https://business.facebook.com/. Ao acessar o site você pode ver o botão de Criar uma conta ou de Entrar. Algumas vezes o Facebook cria um novo gerenciador automaticamente quando uma página é criada, então pode ser que você até tenha acesso a um gerenciador sem nunca ter feito a criação ativa de um.


Quer aprender os detalhes do funcionamento do Gerenciador de Negócios e muito mais sobre gestão de redes sociais?


O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Agora você já sabe que o Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma das ferramentas disponíveis para os gestores de redes sociais que criam campanhas pagas para seus clientes. É nele que você faz toda a gestão das campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads.

E, se você tem uma conta de anúncios pessoal, você talvez acesse e use o Gerenciador de Anúncios do Facebook sem nem perceber. Só que isso não quer dizer que você tem uma conta no Gerenciador de Negócios, o que você tem é uma conta de anúncios pessoal. 😉

Para que serve o Gerenciador de Anúncios?

Ele é a plataforma que você vai usar para criar, gerenciar e otimizar suas campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads. Com ele você pode criar várias contas de anúncios e pode acessar diversas contas dos clientes, também (apenas para o Gerenciador de Anúncios ligado ao Gerenciador de Negócios, ok?). Dessa forma, fica mais simples separar as campanhas de cada cliente e emitir boletos separados para carregar cada conta. Ou seja, nada de usar seu cartão de crédito pessoal para cobrir os gastos das campanhas dos clientes, viu?

Como acessar o Gerenciador de Anúncios?

Você pode acessar o Gerenciador de Anúncios no menu da esquerda do seu Gerenciador de Negócios, ou pode usar o link https://business.facebook.com/adsmanager/.

Assimocê poderá usar todas as contas de anúncios associadas a você e criar anúncios para todas as páginas a que você tem acesso para criar campanhas.

Esse é o acesso para suas contas de anúncios profissionais. Para acessar sua conta de anúncios pessoal você pode clicar no botão de Criar (ícone de + no canto superior direito do seu perfil de Facebook) e selecionar a opção de Criar Anúncio.

Para encerrar esta parte do post, deixa eu dizer mais uma coisinha. Você quer atender clientes de forma profissional? Então você precisa dominar o uso do Gerenciador de Negócios e , consequentemente, o de Anúncios. Nada de ficar fazendo gambiarra e criando perfis falsos para poder criar novas contas de anúncios pessoais e fazer a cobrança toda no seu cartão.

Na Formação em Social Media está tudo bem explicadinho que é para você ser um profissional de alta qualidade e deixar as dúvidas para trás.


O que é o Gerenciador de Eventos do Facebook?

Chegamos ao terceiro gerenciador da nossa lista, o Gerenciador de Eventos. E, se você pensou que ele é um gerenciador para organizar eventos presenciais e online, você errou. Ele é o gerenciador de todas as coisas relacionadas ao Pixel do Facebook. Ou seja, é nesta plataforma que você vai visualizar as ações das pessoas no seu site, as conversões dos anúncios e as configurações de como você quer que suas conversões sejam contabilizadas.

Além disso, é no Gerenciador de Eventos que você poderá configurar quais conversões você quer monitorar para se adequar às mudanças promovidas pelo lançamento do iOS 14, da Apple. Então, se você ou seu cliente tem um site, use o Gerenciador de Eventos para acompanhar o funcionamento do seu Pixel do Facebook.

Para que serve o Gerenciador de Eventos?

É aqui que você pode saber se o Pixel está coletando os dados corretamente e, consequentemente, se as conversões identificadas estão de acordo com os resultados das suas campanhas no Gerenciador de Anúncios. E, ainda, você pode usar a ferramenta de configuração de eventos para entender direitinho quais botões o Pixel está monitorando no seu site. Além disso, você pode usar essa ferramenta para configurar conversões do site de acordo com as suas necessidades.

Como acessar o Gerenciador de Eventos?

Assim como o Gerenciador de Anúncios, você pode acessar o Gerenciador de Eventos no menu esquerdo da página principal do seu Gerenciador de Negócios. O link direto para acessar o Gerenciador de Eventos é https://www.facebook.com/events_manager/.

E vamos ao último Gerenciador dessa nossa conversa?

O que é o Gerenciador de Comércio do Facebook?

O Gerenciador de Comércio do Facebook é a plataforma em que você gerencia catálogos de produtos e suas lojas em páginas de Facebook e lojas no Instagram. É importante lembrar que você não precisa criar uma loja no Facebook ou no Instagram para criar um catálogo de produtos. O catálogo de produtos pode ser usado apenas em campanhas e, assim, não depende de ter uma loja na plataforma.

Para que serve o Gerenciador de Comércio?

Ele é a plataforma usada por gestores de mídias sociais para criar, organizar e gerenciar catálogos de produtos e lojas em Facebook e Instagram. Os catálogos podem ser usados para produtos físicos ou serviços e produtos digitais. As lojas, ao contrário, têm algumas limitações. Uma loja de Facebook pode vender produtos, serviços e produtos digitais. Uma loja no Instagram pode apenas vender produtos físicos, ou seja, não é possível criar uma loja no Instagram para vender cursos e e-books.

Como acessar o Gerenciador de Comércio?

Você pode acessar o Gerenciador de Comércio no menu de Ferramentas para Empresas. Neste menu você também encontra atalhos para todas as ferramentas e plataformas que fazem parte do Gerenciador de Negócios.

O link para acessar o Gerenciador de Comércio é https://business.facebook.com/commerce_manager/.


Então, antes de terminar, vamos dar uma revisada nas diferenças entre gerenciadores?

O Gerenciador de Negócios é a grande plataforma. É com ele que você vai oferecer um serviço profissional de gestão de mídias sociais. O Gerenciador de Negócios ajuda a organizar o acesso às contas dos clientes, e ainda tem uma série de ferramentas profissionais exclusivas.

Dentro do Gerenciador de Negócios você encontra outros gerenciadores, como o de anúncios, o de eventos e o de comércio. Cada um deve ser usado em momentos específicos e eles também funcionam muito bem quando usados em conjunto.

No Gerenciador de Anúncios você vai fazer a gestão das campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads dos seus clientes. No Gerenciador de Eventos você fazer a gestão e o acompanhamento do Pixel do Facebook e, por fim, no Gerenciador de Comércio você vai gerenciar catálogos e lojas.

Como você viu neste post, essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis para os profissionais das mídias sociais. Assim, se você quer trabalhar de forma profissional com gestão de mídias sociais, recomendo que você estude e entenda cada uma delas nos mínimos detalhes. O uso das ferramentas corretas ajuda a diminuir o tempo que você leva para executar tarefas, e ainda ajuda a alcançar resultados mais robustos.

De todas as ferramentas profissionais de gestão de redes sociais, quais são suas preferidas? Deixe um comentário e conte pra gente!

Deixe aqui seu comentário

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: