fbpx

O Instagram para Empresas (Instagram for Business) tem sempre novidades para pequenas e médias empresas. Aqui estão algumas ferramentas e estratégias essenciais para levar seu perfil de Instagram Comercial para um novo nível em 2022.

Antes de mais nada, se você usa o Instagram para divulgar produtos e serviços, você precisa de um perfil comercial de Instagram

Dessa forma, você terá acesso à plataforma do Instagram para Empresas, que permite que você acompanhe dados em tempo real para monitorar seu desempenho, compartilhe seus dados de contato de forma profissional e até que você venda diretamente pelo seu perfil comercial de Instagram.

Como mudar para o perfil comercial de Instagram?

  1. Toque no botão de engrenagem para acessar as configurações, localize a opção Conta e toque em Mudar para conta profissional.
  2. Escolha uma categoria que melhor represente a sua empresa e selecione Empresa.
  3. Pronto! Agora você tem uma conta empresarial do Instagram.

Agora que você já está usando um perfil comercial, vamos às ferramentas e estratégias que você deve observar em 2022.

1 Revise seu perfil comercial

Seu primeiro passo é verificar se essas informações estão completas no seu perfil de Instagram para empresas.

  • Nome de usuário: O nome de sua conta de Instagram para Empresas.
  • Foto do perfil: Seu logotipo ou uma foto que ajude a identificar seu negócio.
  • Descrição da empresa: Uma breve introdução da sua empresa.
  • Categoria da empresa: Que tipo de empresa é.
  • Informações de contato: Número de telefone, endereço, site etc.

2 Crie seu Planejamento de Conteúdo para 2022

Publicar de forma constante no Instagram ajuda a alcançar mais pessoas e se manter na memória dos seus clientes. Entretanto, lembre que você não precisa publicar todos os dias, o que você precisa é compartilhar publicações com um propósito.

Seu perfil de Instagram é uma extensão da sua vitrine, ou seja, você não pode publicar qualquer coisa e todas as suas publicações precisam ter a cara da sua marca. Todo seu esforço de conteúdo precisa ser recompensado, e isso acontece com vendas.

Anote o passo-a-passo da criação do planejamento de conteúdo:

1.1 Primeiro passo

Inicie seu planejamento de conteúdo anotando no calendário quais serão suas ações comerciais no decorrer do ano. Você vai oferecer vantagens, brindes ou descontos em quais datas comerciais?

1.2 Segundo passo

Depois disso, dedique-se ao planejamento trimestral das ações comerciais. Quanto tempo antes de cada ação comercial você vai começar a anunciá-la? Indique esse período no seu calendário. Dessa forma, você já saberá antecipadamente quais são os períodos em que seu conteúdo será dedicado à divulgação das vantagens, ofertas ou brindes que você vai oferecer.

 

1.3 Terceiro passo

Agora que você já organizou o calendário de datas comerciais e os períodos de divulgação de cada uma delas, dedique-se a preencher os espaços restantes do seu calendário. Lembre de levar em consideração a sua capacidade de criar conteúdo.

Talvez você vá criar seu próprio conteúdo, então considere se a quantidade de publicações está adequada ao seu tempo. Você consegue criar 1 post por semana? Ou 2 posts por semana? Ou, então, 3 posts semanais ou mais?

Talvez você vá contratar um profissional de mídias sociais para criar os conteúdos para você, então, você vai ter que observar o investimento financeiro para que essas publicações sejam feitas.

Independentemente do número de publicações semanais, mantenha o foco em publicar pelo menos 2 vezes por semana, todas as semanas do ano.

1.4 Quarto passo

Chegou o momento de preencher o restante do seu calendário com publicações com conteúdo educacional, inspirador e de entretenimento. Criar conteúdo com esses objetivos é tão importante quanto criar conteúdo dedicado ao convencimento (venda). Isso porque são esses conteúdos que vão ajudar você a desenvolver, manter e expandir seu relacionamento com os clientes do seu negócio.

Quando for criar suas publicações, preste atenção a esses 3 pontos centrais:
Imagem – Prefira fotos ou imagens que envolvam, eduquem ou despertem o interesse das pessoas em relação ao seu negócio.
Texto – Menos pode ser mais quando pensamos nas legendas das publicações. Use os primeiros 100 caracteres para apresentar as informações mais importantes e sempre deixe claro o que o leitor deve fazer, como “clique no link do nosso perfil”, “Comente contando sua história”, “Cadastre-se”.
Hashtags – Teste diferentes combinações de hashtags e marcações de locais para que mais pessoas interessadas possam encontrar seus posts facilmente.

Para saber mais sobre como criar 1 mês de publicações de uma vez, veja este outro post do nosso blog.

3 Selecione ferramentas do Instagram para Empresas que possam ajudar você

O Instagram conta com uma série de ferramentas que podem ajudar você a criar publicações mais envolventes e com maior foco em resultados. É o caso das hashtags que apresentei ali em cima. Mas além delas você tem várias outras opções, vem comigo que vou te apresentar algumas delas.

3.1 Insights

O Insights do Instagram para Empresas é a ferramenta que exibe para você os resultados das suas publicações.

Instagram para empresas em 2022

Ao tocar no botão Insights no seu perfil comercial, você acessará um resumo geral dos dados das suas publicações. Na sequência, você pode tocar em cada uma das métricas sinalizadas com o ícone >. Assim, você acessará dados mais específicos sobre aquela métrica.

Dessa forma você pode entender mais sobre seu público, quais publicações prendem a atenção dele e quais ações as pessoas executam no seu perfil e nas suas publicações.

3.2 Stories

Os stories permitem que você crie uma publicação que ficará no ar por 24 horas e depois poderá ser incluída na sessão de Destaques do seu perfil. Como este é um formato efêmero, ele possibilita que você deixe a imaginação e a criatividade soltas. Afinal, se o post não ficar exatamente como você pensou, está tudo bem porque em 24 horas ele vai desaparecer.

Veja este post para saber mais sobre como usar os stories do Instagram para conquistar seguidores.

Ainda nos stories, lembre de testar as funcionalidades dos stickers (adesivos, figurinhas) exclusivos. Por aqui, notamos que usar os stickers de interação sempre melhoram o alcance dos nossos stories, então vale testar.

Dentre as opções de stickers dos stories do Instagram você encontra figurinhas de:

  • Localização

    Use o endereço do seu negócio, cidade ou região em que você se encontra.

  • Menção

    Insira um nome de usuário que você deseja mencionar.
    Você pode fazer isso no próprio texto do seu story, inserindo o @, seguido das primeiras letras do nome do usuário. Você verá, na parte inferior da tela, uma lista de perfis e pode tocar em uma delas para selecionar.
    E você também pode usar o sticker de menção e escrever ali o nome do usuário a ser mencionado.

  • Use a sua

    Crie movimento pedindo para as outras pessoas compartilharem os próprios stories sobre qualquer tópico que você quiser. Se você preferir, toque no ícone de dados abaixo da caixinha para ver um tópico aleatório.
    Depois disso, você poderá tocar na figurinha para ver as publicações de quem respondeu seu pedido.
    E você pode, ainda, tocar no ícone de opções (aquele com 3 pontinhos) para desativar notificações ou ocultar o seu nome de usuário no crédito Iniciado por.

  • Hashtag

    Insira a hashtag que deseja incluir no seu story.

  • Perguntas

    Use para perguntar alguma coisa ou para que as pessoas mandem perguntas para você. Outra opção deste sticker é a seleção do tipo de resposta que as pessoas podem enviar, se será um texto (selecione ) ou uma música (toque em ).
    Para ver quem respondeu, deslize seu próprio story para cima.  Você verá as respostas e poderá compartilhá-las sem exibir o nome do usuário que respondeu.

  • GIF

    Selecione um GIF em alta ou pesquise por uma palavra-chave na parte superior da tela.

  • Link

    Toque no sticker e, depois, insira o link que você deseja vincular à figurinha.
    Você poderá ver uma prévia da página de destino, para ter certeza de que está tudo certo. E seus seguidores poderão tocar na figurinha para acessar seu link.

  • Enquete ou Emoji com Controle Deslizante

    Escreva uma pergunta e personalize as respostas.
    Você pode dar duas opções de resposta com a figurinha de Enquete ou selecionar um emoji para que a pessoa deslize e indique o quanto ela concorda ou discorda.
    Quando você deslizar seu story para cima, você verá as respostas em tempo real.

  • Teste

    Faça perguntas de múltipla escolha com respostas personalizadas. Selecione a opção correta antes de publicar e aproveite para fazer testes e quizzes divertidos com seus seguidores.

  • Doação

    Selecione uma organização sem fins lucrativos que você deseja apoiar e use a figurinha de doação para que seus seguidores possam tocar nela e fazer uma doação para essa instituição.

  • Contagem regressiva

    Insira o nome do evento para o qual você está fazendo a contagem regressiva, bem como a data e horário de fim da contagem.
    As pessoas poderão compartilhar sua contagem regressiva e, também, ativar lembretes para receber uma notificação quando o tempo terminar.

Para girar e redimensionar as figurinhas, use 2 dedos com um movimento de pinça. Se quiser excluir um sticker, basta arrastá-la até o ícone de lixeira, na parte inferior da tela.

3.3 Anúncios

Use as ferramentas de anúncios do Facebook para alcançar novas pessoas interessadas no que você oferece. Crie novas conversas e, também, impacte novamente aquelas pessoas que já interagiram ou consumiram seus produtos e serviços.

Considere investir mensalmente pelo menos 10% do faturamento para gerar novos negócios. Assim como o planejamento de conteúdo, planeje antecipadamente suas campanhas pagas. Dessa forma, você saberá em que momentos investir mais durante o ano.

Além disso, tenha em mente suas metas comerciais antes de criar campanhas de anúncios. Esta é a melhor forma de saber qual objetivo de campanha selecionar e quais métricas esperar alcançar.

Para criar seus anúncios, recomendo usar o Gerenciador de Anúncios e não o botão azul de Impulsionar ou Turbinar. O caminho pelo botão azul tem algumas limitações que podem afundar seus resultados.

Neste post aqui eu explico em detalhes o que você precisa saber sobre a diferença entre impulsionar e criar campanhas. Dê uma olhada se você quiser ter resultados melhores com seus anúncios.

 

3.4 Compras (Loja) no Instagram

Você talvez já tenha pensado em ter uma loja no Instagram. E, se você tem dúvidas, minha resposta é: coloque logo essa loja no ar!

A loja no Instagram para Empresas é gratuita. Só depende de você configurar seu catálogo de produtos e mantê-lo atualizado.

Eu ensino todos esses detalhes na Formação em Social Media, se você quiser aprender a fazer com segurança.

Na sua loja no Instagram você pode organizar seus produtos de várias formas, seja em coleções ou de forma personalizada para os interesses de diferentes visitantes. Além disso, seus produtos podem ser visualizados em páginas específicas, com detalhes do produto botão de compra que direciona as pessoas para seu site.

Quando você tem uma loja no Instagram você pode, ainda, marcar seus produtos em posts e stories. Isso estimula as pessoas a tocar na figurinha do produto para ver detalhes e fazer uma compra.

O que você precisa saber antes de criar sua loja no Instagram?

Para começo de conversa, você precisa verificar se sua empresa atende os Requisitos de Qualificação para Comércio do Instagram. Alguns tipos de produtos podem não estar de acordo com as políticas de de comércio, termos de uso e diretrizes da comunidade. Se a sua empresa não se encaixar nas diretrizes, sua loja não será aprovada.

Outro ponto importante é ter uma loja que esteja em um site com domínio próprio (não vale a loja estar hospedada em um marketplace, por exemplo). Além disso, a compra deve ser finalizada diretamente pelo site, sem recorrer a formulários de cadastro ou mensagens.

Por fim, você usará o Gerenciador de Negócios para configurar a sua loja no Gerenciador de Comércio. Neste post aqui te explico melhor o que é cada uma dessas plataformas.

Recapitulando

Tudo começa com um bom planejamento. Deixe seu Instagram alinhado às suas metas comerciais para 2022. Organize seu calendário comercial para não perder oportunidades valiosas. Crie conteúdo que gere conversas, ensine alguma coisa sobre seus produtos e chame as pessoas para interagir.

Aproveite as funções da plataforma do Instagram para Empresas para monitorar seus resultados e, também, para alcançar novas pessoas. Invista de forma inteligente em anúncios e mantenha seu perfil comercial atualizado.

 

Deixe aqui seu comentário

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: