fbpx

Você sabe diferenciar métrica de proxy da métrica principal? Vem comigo que vou te explicar.

As métricas podem medir muitas coisas, desde as interações nas publicações até as vendas realizadas na sua loja virtual.Será que você está analisando as métricas certas nas mídias sociais do seu cliente ou da sua empresa?

Métrica Principal

É a meta do negócio. Ou seja, é a ação que você vai considerar como conversão. Geralmente é uma venda, quando falamos de varejo, mas pode ser, também, um agendamento para prestação de serviços.

Além disso, quando falamos de produtos e serviços com uma jornada de compra longa (carros de luxo, imóveis, pacotes de viagem, por exemplo), a métrica principal pode ser a captação de um lead ou preenchimento de um formulário de interesse.

Métrica de Proxy

A métrica proxy ou métrica de proxy é aquela que não está ligada diretamente à meta do negócio, mas que indica que a comunicação está adequada às necessidades e desejos do público-alvo.

A métrica de proxy também é conhecida como métrica de vaidade, justamente por não estar relacionada diretamente com o retorno financeiro da empresa.

Nessa categoria incluímos a mensuração de curtidas, comentários e compartilhamento de conteúdo de redes sociais.

Vamos Comparar?

Analisando os dados, vamos pensar primeiramente qual é o dado mais importante.

Se o planejamento de marketing digital indicava que o objetivo era ter mais vendas, ambos os anúncios tiveram o mesmo resultado de 4 vendas.

Mas, se o objetivo do período era aumentar o valor do ticket médio (ter vendas com valor maior), o anúncio com o post A teve um retorno de R$ 165 a mais que o post B.

Ou seja, as métricas mais importantes são aquelas que ajudam a medir os resultados reais do negócio. O restante é métrica de proxy ou métrica de vaidade.

Você ainda não domina o processo que conecta planejamento, conteúdo, anúncios e métricas?

Então você precisa se inscrever na Formação em Social Media.

Formação em Social Media

Em mais de 110 aulas na nossa plataforma exclusiva você vai aprender a conectar todos os pontos para entregar resultados reais pelas mídias sociais.

Toque aqui e faça sua inscrição agora mesmo.

Deixe aqui seu comentário

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

%d blogueiros gostam disto: