Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Este post é o primeiro de uma série de posts sobre métricas e relatórios, nesta série vamos apresentar as métricas mais usadas nas redes sociais e a forma de apresentação desses dados para os clientes. E, para começar, precisamos entender o que o cliente espera ver em um relatório mensal, vamos lá?

A primeira questão a compreender é: quem é o seu cliente? Essa delimitação é importante porque a expectativa do cliente vai variar se ele o dono de uma pequena empresa, o CEO de uma empresa média ou o gerente de marketing de uma grande empresa.

Cada perfil vai procurar resultados distintos e nem sempre o seu modelo de relatório será o mesmo para todos.

Quando seu cliente é o dono da empresa

Via de regra o dono de uma empresa espera ver a descrição de como o investimento em marketing digital está compensando.

O foco da análise estará nas tendências, e não necessariamente nas estratégias usadas para atingir o resultado. Leve em consideração que o proprietário de um negócio pode não ter tempo para aprofundar a análise do relatório, mas ele precisa entender que o seu trabalho traz resultado.

As perguntas que seu relatório precisa responder, neste caso, são: Estamos melhorando? Este mês nosso resultado foi melhor ou pior? Nosso investimento está trazendo retorno?

Seu relatório precisa ser visual e trazer um retrato do que se passou no último mês. Um detalhe importante, neste cenário, é trazer o comparativo com os meses anteriores, que é o que vai demonstrar a tendência em si. Em caso de grandes mudanças – para mais ou para menos – destaque o item alterado e explique o que aconteceu de diferente.

Resumindo:
– Relatório visual – mais imagens e menos análises profundas
– Dados comparados com os últimos 6 meses
– Demonstrar tendências
– Explicar as variações significativas

Quando seu cliente é a equipe de marketing

Se o seu relatório mensal será entregue para um departamento de marketing, a base será a mesma apresentada aí em cima, mas você acrescentará dados importantes, especialmente os de conversão.

Deixar os KPIs claros para o departamento de marketing, demonstrar se as metas foram alcançadas e o que pode ser feito para melhorar é o grande trunfo do marketing digital, quando comparado com as iniciativas tradicionais. O digital é mensurável, então por que não usar esta possibilidade de mensuração a seu favor?

As mídias sociais têm o poder de impactar o consumidor em diversos momentos do processo de compra, e o relatório precisa apresentar este impacto: qual foi a taxa de engajamento das ações? quantas visitas foram geradas para o site? dessas visitas, quantas resultaram na compra de um produto ou serviço? E como esses dados deste mês se comparam aos dados dos meses anteriores?

Resumindo:
– Relatório visual com análises profundas
– Demonstrar tendências
– Apresentar o resultado dos KPIs selecionados para o projeto
– Dados comparados com os últimos 6 meses
– Explicar as variações significativas

E quando o resultado vai mal?

Lembre-se: não tem jeito de esconder que você errou; não tem jeito de esconder que um dos indicadores está menor que no mês anterior; não tem jeito de enganar o cliente e fazer de conta que está tudo bem quando não está.

Se algum resultado foi menor, se algum detalhe da sua estratégia não foi tão eficiente, assuma seus erros. É muito melhor trazer isso de forma transparente no relatório mensal e explicar o que foi ou será feito para corrigir o rumo do que tentar fazer de conta que nada aconteceu e deixar o cliente descobrir sozinho que tem alguma coisa errada.

Isso é uma das coisas que faz um cliente se decepcionar com um profissional ou uma agência.

Como finalizar?

Todo relatório precisa terminar com um plano de ação, independente do resultado daquele mês. Neste ponto a pergunta a responder é: O que será feito com toda essa informação?

Se um tipo de conteúdo traz tráfego, quem sabe se aprofunda o tópico ou se produzem mais conteúdos sobre isso? Se o número de posts escolhido não trouxe resultado, quem sabe não se testa uma abordagem em qualidade e não quantidade para o próximo período? Se um tipo de campanha trouxe mais retorno que as outras, quem sabe não se investe mais nessa abordagem no próximo mês?

Sempre encerre um relatório indicando como o trabalho seguirá sendo desenvolvido daquele ponto em diante.

Elaboramos um curso online de Métricas e Relatório de Mídias Sociais para ajudar você a criar relatórios melhores.

Faça sua inscrição!

 


Você já seguiu nosso canal no YouTube? Petit Escola no Youtube

E nossa página no Facebook? Petit Escola no Facebook

E nosso perfil no Instagram? Petit Escola no Instagram

Categorias:

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣