Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Quando você pensa em marketing digital, quais são as redes sociais que vêm à sua cabeça? Provavelmente o Pinterest não está entre elas, certo? Pois saiba que essa plataforma tem um grande potencial de expandir o seu negócio e ela pode sim entrar para as suas estratégias de alcance em mídias sociais.

Mas o que o Pinterest tem de especial e por que você deveria pensar em ter um perfil para a sua empresa? Neste post, respondemos essas perguntas e trazemos algumas informações que você precisa ter sobre a plataforma. Boa leitura!

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social focada em compartilhamento de imagens e vídeos, que possibilita aos usuários capturar fotos ou links da internet para construir seu quadro de interesses — ou quadro de inspirações.

Criado nos Estados Unidos em 2010, o Pinterest se autodenomina um “catálogo mundial de ideias” e, em 2011, foi citado pela revista Time como um dos melhores websites disponíveis na internet. Hoje, a rede conta com 250 milhões de usuários ativos.

A plataforma permite classificar e gerenciar imagens — chamadas de “pins” — em pastas temáticas (os pinboards), que podem ser compartilhadas em outras redes sociais (Twitter e Facebook), tornando a interação ainda mais ampla entre as comunidades.

Que tipos de publicações podem ser feitas?

As imagens compartilhadas no Pinterest são divididas por temas, portanto, os boards podem ser criados por assuntos como:

  • jogos;

  • hobbies;

  • inspirações;

  • moda;

  • artesanato;

  • decoração;

  • dicas.

As possibilidades são infinitas, não é mesmo?

Quem está no Pinterest?

Sabe-se que 80% da audiência do Pinterest é composta pelo público feminino. A partir daí, você já consegue imaginar o potencial dessa ferramenta para os negócios que atuam nesse segmento.

Isso faz do Pinterest uma rede excelente para direcionar estratégias de marketing de marcas que tenham produtos e serviços que envolvem moda, cosméticos, decoração e artesanato.

Contudo, a proporção de usuários homens vem aumentando no Pinterest, o que demonstra seu interesse na rede e outros setores para serem explorados.

Por que sua empresa deveria estar no Pinterest?

O Pinterest é altamente visual e compartilhável, isso faz da rede um ótimo canal para chamar a atenção a uma marca de diversas formas. Além disso, a plataforma promove estilos de vida e conecta empresas a clientes em potencial.

Você já imaginou publicar conteúdos que continuarão criando interações e enviando tráfego para o seu site, mesmo depois de ter passado muito tempo desde as suas publicações? É isso o que o Pinterest proporciona. A vida útil média dos seus pins é 1.680 vezes maior que a de um post no Facebook.

Parece bastante interessante ter um conteúdo aparecendo no feed do Pinterest após 4 ou 5 meses após a publicação, não é mesmo? Enquanto a vida útil de um tweet é de, mais ou menos, 24 minutos e de um post no Facebook de 90 minutos, o pin dura, em média, 151.200 minutos.

Além disso, a GfK EUA informou que 83% dos usuários semanais do Pinterest já fizeram compras depois de visualizar pins de marcas.

Como se destacar no Pinterest?

Mas em meio a tantas opções, como se destacar no Pinterest? Anote algumas dicas rápidas:

1. escolha uma imagem marcante: escolha imagens verticais de alta qualidade. O recomendado é uma proporção 2:3 (1000 x 1500 pixels, por exemplo);

2. chame a atenção para o que você oferece: exiba seu produto ou serviço em primeiro plano e evite imagens que não reflitam o estilo da sua marca;

3. incorpore o contexto da sua solução: escolha imagens que mostrem para os usuários que o seu produto é a escolha certa para eles. Dê preferência a pins com uma pessoa usufruindo o seu produto ou serviço;

4. insira seu logotipo: insira o logotipo da sua marca em todos os pins, de maneira sutil;

5. inclua texto no pin: adicione textos curtos e objetivos para contar uma história e reforçar a mensagem que você quer passar.

Para que você consiga aproveitar ao máximo os recursos do Pinterest, é essencial ter uma conta business. Com ela, você tem acesso a análises melhores e, claro, pode publicar anúncios. Contudo, para isso será necessário esperar um pouquinho mais. O Pinterest Ads está disponível para diversos países e deve chegar ao Brasil em breve.

Por todas essas razões, é altamente indicado que você marque presença no Pinterest. Além do seu amplo alcance, as empresas que chegarem primeiro certamente terão destaque nos ads.

Gostou das nossas dicas? Então, siga nosso perfil no Pinterest e veja tudo o que nos inspira!

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.