Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Alguma vez você já sentiu que estava sem criatividade alguma para criar conteúdo para as mídias sociais? Em meio a tantas ofertas, você já não sabe mais como se destacar no feed de notícias do seu público? A solução para essas questões pode ser simples: saiba planejar seu conteúdo.

Passar todos os dias pensando nas estratégias para publicar interfere na otimização do seu tempo, além de lhe deixar ansioso. Estar presente nas mídias sociais não basta; é preciso entregar conteúdo relevante para a sua audiência, e mais: manter a consistência nas postagens.

Mas como planejar o conteúdo nas mídias sociais? De que forma esse planejamento melhora o engajamento dos clientes? É sobre isso que falaremos a seguir. Vamos lá?

Por que você deve planejar o conteúdo das mídias sociais?

À medida que o alcance orgânico das postagens de empresas diminui — devido às mudanças no algoritmo do Facebook e à competição por visibilidade —, fazer um bom planejamento de conteúdo ajuda você a escapar da preguiça e da desorganização na publicação de posts.

Veja a seguir algumas razões para você planejar seu conteúdo:

Não perder datas importantes

É importante para a sua marca celebrar o Dia Nacional do Café? Um calendário de conteúdo fará com que seus seguidores interajam com você em datas especiais.

Ter um cronograma consistente de publicações

Manter a consistência das postagens nas plataformas sociais é uma das melhores formas de garantir o engajamento do público. Postagens regulares fazem com que seus clientes esperem e se envolvam com o conteúdo, criando um relacionamento longo e duradouro — que leva às vendas.

Encontrar o seu mix de conteúdo ideal

Por meio de testes ao longo do tempo, você encontrará o mix de conteúdo que funciona para o seu público. Mas, para começar, a regra 80/20 ajuda: 80% de conteúdo educacional e divertido, 20% vendendo o seu produto.

Economizar tempo

Planejar o conteúdo futuro dos posts em mídias sociais faz com que você não precise se preocupar com o relógio constantemente.

Distribuir recursos efetivamente

Ótimos posts envolvem redatores, designers, editores de vídeos etc. O trabalho de qualidade requer tempo e as mensagens de última hora tendem a gerar um efeito cascata em toda a organização. A procrastinação é cara.

Evitar erros entre plataformas

Evite parecer tolo e desorganizado para os seus seguidores. Um calendário de conteúdo de mídia social permite que você escreva legendas exclusivas para cada plataforma social com antecedência.

Garantir conteúdo sempre fresquinho

O planejamento é também um registro de tudo o que você já publicou. Verifique se você não está se repetindo.

Descobrir o que funciona

Ter um registro das postagens facilita a avaliação dos resultados. Talvez publicações às quintas-feiras tenham melhor desempenho para a sua marca. Talvez seus seguidores no Instagram gostem de uma postagem por dia, enquanto os do LinkedIn prefiram quatro. Teste até encontrar a programação ideal para você.

Como organizar o calendário de conteúdo?

Veja, agora, algumas dicas rápidas para organizar o seu calendário:

Comece com uma auditoria de mídia social

A auditoria de mídia social é, basicamente, uma lista dos seus esforços atuais, para compreender o que traz resultados e o que pode ser descartado. Faça perguntas como “quais plataformas você está usando?”, “quais estão tendo melhor desempenho?”, “você deveria continuar publicando para todos eles?”.

Faça uma auditoria de conteúdo

Siga o mesmo trabalho descrito acima com as suas publicações. Algum conteúdo que você pretende publicar está desatualizado? Pode ser atualizado ou deveria ser desfeito? Que tipo de coisas seus concorrentes estão postando?

Familiarize-se com os dados demográficos das redes

Cada rede social fala para um público distinto e isso molda o conteúdo que você deverá compartilhar.

Determine sua frequência de publicação

Se você já fez uma auditoria de mídia social, você sabe quantas vezes está postando em cada rede social. Esse será o plano daqui para frente ou você vai mudar as coisas? Tome uma decisão agora, mesmo que você ajuste mais tarde.

Classifique seu conteúdo

Seu calendário deve ter algum tipo de sistema de categorização de conteúdo. Isso ajuda você a rastrear o tipo de conteúdo que seus seguidores mais gostam.

Configure um arquivo de conteúdo

Organize um banco de dados (uma planilha simples) com todas as partes de conteúdo que você pode facilmente escolher ao criar seu calendário.

Determine as necessidades do seu calendário

Qual nível de detalhe seu calendário exige? Você precisa de uma planilha separada para cada rede ou todas elas podem caber em um?

Insira seu conteúdo (e estabeleça um processo)

Preencha seu calendário com conteúdo incrível, mas certifique-se da organização. Quem é responsável por atualizar o calendário? A mesma pessoa também será responsável por agendar e publicar as postagens? As postagens precisam ser aprovadas por alguém antes de serem publicadas?

Programe seu conteúdo para publicação

Esse é o passo que vai lhe poupar muito tempo, dinheiro e inteligência. Use ferramentas para agendar a publicação do conteúdo que você cuidadosamente criou, para que você não precise pressionar “enviar” 25 vezes por dia.

Ao pensar em planejar o conteúdo para mídias sociais, lembre-se de que “falhar em se preparar é se preparar para falhar”.

Quando estiver com a sensação de falta de criatividade ou conteúdo relevante, lembre-se que seu público quer saber por que você faz o que você faz. Explore conteúdos educacionais, resolva problemas e tire dúvidas frequentes de seus clientes sobre o seu nicho. Revele seus segredos, abrace as suas particularidades e tenha em mente que sempre há uma nova história para contar.

Que tal continuar sua leitura para ter mais insights sobre criação de conteúdo? Acesse o nosso blog e aproveite todas as nossas dicas!

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Quem escreve o blog?

Oi, eu sou a Mariana Klein, fundadora da Petit Mídias Sociais.
Sou Mestre em Administração pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é Performance de Campanhas em Mídias Digitais, com 250+ clientes já atendidos na América Latina.
Sou professora (há 20~ anos), atualmente leciono as disciplinas de Marketing Digital e Métricas em Mídias Sociais em programas de Pós-Graduação  em Comunicação e Marketing Estratégico (Faculdade Senac Porto Alegre) e no MBA em Mídias Sociais (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS), respectivamente.

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣
É hora de deixar pra trás o "não faço ideia do que escrever". Você está preparada para criar anúncios, páginas de venda, posts e e-mails com base em dados e foco em conversão?
𝗤𝘂𝗮𝗹𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗽𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺. O processo de solicitação é até simples. 𝗦𝗲𝗿 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗼 é 𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼. Veja como solicitar o selo:⁣
Em dezembro/2020, principalmente na semana do Natal, a Knewin (empresa de monitoramento de notícias e #MídiasSociais) verificou os assuntos mais comentados no Twitter. Vem ver o que mais repercutiu.