Quer aprofundar seus conhecimentos em mídias sociais?

Todo empreendedor que tem uma loja física sabe que precisa ter um bom ponto de localização para aumentar sua clientela — quanto mais visibilidade, maior a chance de a loja ser conhecida, certo? No meio digital não é diferente, mas com tantos conselhos para marcar presença na internet, como saber qual é a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio?

Afinal, se você não tem muita experiência ou um coordenador de marketing dedicado, fica complicado gerenciar diversas contas ao mesmo tempo.

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você não perca tempo e dinheiro em plataformas que não contemplem o que o seu negócio precisa, sem deixar de alcançar seus objetivos por estar fora dos lugares onde seu público está.

Não faça suposições

Não faça suposições sobre em que plataformas o seu público gasta seu tempo online. Seu instinto pode dizer que, se você está mirando na Geração Y, deve pular o Facebook e se concentrar no Instagram e Snapchat. Mas os dados mostram que 84% dos Millennials ainda usam o Facebook.

O Hootsuite reuniu informações demográficas para as principais redes sociais. Use-o para ajudar a avaliar onde seu público gasta seu tempo online. Mas lembre-se de que esses dados demográficos são apenas uma visão geral, ok?

Pesquise sobre o seu público

Para garantir que você esteja usando as mídias sociais para os negócios de maneira eficaz, será necessário realizar algumas pesquisas. Isso ajudará você a entender como seu público específico gasta seu tempo online.

Uma das informações primordiais que deve ser levantada tão logo você pense em marcar presença nas redes sociais é sobre o seu público-alvo. Mais do que isso, você precisa elaborar o perfil da sua persona. A partir dele é que você começa a delinear suas estratégias de marketing digital.

Use os canais de formas diferentes

Lembre-se de que estar presente em plataformas de mídias sociais não precisa ser uma abordagem do tipo tudo ou nada. Você pode usar diferentes canais sociais para atingir diferentes públicos ou atingir diferentes objetivos de negócios.

A eMarketer descobriu que muitas marcas, por exemplo, usam mais o Facebook para aquisição de clientes e o Pinterest e o Instagram para e-commerce. Dessa forma, enquanto a postagem do Facebook está vinculada a uma página da campanha, a postagem do Instagram usa o Instagram Shopping para permitir que as pessoas comprem itens em destaque com apenas alguns cliques.

Crie conteúdo relevante

Nenhuma ação nas redes sociais deve ser veiculada solta, sem contexto. É preciso criar conteúdo relevante para a sua persona para que você entenda o que você deve priorizar, quais são as suas habilidades e o que você precisa aperfeiçoar — ou contratar.

Com estratégias de Marketing de Conteúdo e de Mídias Sociais alinhadas ao plano global de negócios da sua empresa, você consegue aumentar a sua visibilidade, engajar o seu público, gerar leads e aumentar a sua taxa de conversão.

Estar presente nas redes sociais hoje em dia é, além de fácil, mandatório. Porém, não é simples escolher qual a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio. Seguindo estas dicas rápidas você saberá identificar quais redes são as ideais para a sua empresa e quais objetivos alcançar em cada uma delas.

Quer saber mais sobre mídias sociais? Então, siga nosso perfil no Instagram e curta a nossa página no Facebook. Por lá, compartilhamos mais dicas como estas para melhorar a sua performance nas redes!

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS). 

Instagram
Fazer 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗺𝗮𝗶𝗹𝘀 é essencial para sua #EstratégiaDeEmailMarketing dar certo. Por isso, é preciso construí-la organicamente, com a autorização dos contatos, e fugir de artimanhas como a compra de listas prontas, que só trazem prejuízos.⁣
Com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os meses, ele é uma 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗽𝗼𝘁𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗥𝗢𝗜. Mas para colher os frutos, você não precisa apenas de um público, você precisa de envolvimento (comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.).⁣
Mais uma vez o 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩 está no topo do ranking dos apps mais populares no Brasil. De acordo com os dados do Digital in Brazil 2021, do We Are Social e Hootsuite, ele é o 2° app mais usado por aqui - 91% das pessoas usam o app mensalmente. Ele fica atrás apenas do YouTube (96%). Depois deles estão o Facebook (89%) e o Instagram (86%).⁣
Muito mais que uma plataforma de compartilhamento de fotos, o Instagram lançou uma tonelada de 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗶𝗿𝗲𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.⁣
Você sabia que ⅓ dos 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗦𝘁𝗼𝗿𝗶𝗲𝘀 mais vistos são de empresas? Que 50% 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝘂𝗺 𝘀𝘁𝗼𝗿𝘆 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲? Que 96% dos profissionais de #Marketing entrevistados pelo Facebook nos EUA têm planos de continuar usando anúncios em histórias nos próximos seis meses?⁣
𝗖𝗵𝗲𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽â𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀! 😱 Mensagens automáticas podem te ajudar a conversar melhor com o consumidor, mas há alguns detalhes que você precisa considerar:⁣