fbpx

Confesso que sou suspeita para falar sobre blogs. E invariavelmente responderei que sim, vale a pena ter um blog em 2020, 2021 e a qualquer momento. Foi por meio de um Blogger (ou Blogspot? nem lembro ao certo) que tive uma das minhas primeiras experiências com publicações online e edição de HTML em 2000 (abafa que já se passaram 20 anos!).

De lá pra cá muita coisa mudou, mas o que não mudou é que um blog pode ser decisivo nas suas vendas e no investimento necessário para ter retorno com campanhas pagas. E é por isso que decidi traduzir para o bom e velho português os resultados da 7° Pesquisa Anual sobre Blogs, desenvolvida pela Orbit Media.

Vamos aos dados para entender porque ainda vale a pena ter um blog (e se você ainda não tem um, porque deveria repensar essa decisão).

Qual é o tamanho da concorrência?

Apenas a título de curiosidade, saiba que no mundo existem mais de 600 milhões de blogs em mais de 1,7 bilhões de sites. Mais de 2 bilhões de posts são publicados em blogs todos os anos, o que dá algo em torno de 4000 novos posts por minuto.

Em uma pesquisa de 2018, observou-se que 85% das empresas B2C (business-to-consumer, ou que vendem direto ao consumidor final) usam blogs nas suas estratégias de conteúdo e marketing digital, enquanto que 91% das empresas B2B (business-to-business, ou que fornecem para outras empresas) investem neste formato como parte da estratégia de conteúdo digital.

O Brasil é o 4° país com mais publicações em blogs.

Mas, quando analisamos a proporção entre o número de posts publicados e o tamanho da população, o Brasil fica com a 13° posição.

O que podemos aprender desses dados? Que há espaço para blogs no mercado brasileiro. Mas calma aí que eu tenho mais dados e insights para ajudar você a entender o que fazer para ativar um blog de sucesso para sua empresa ou para as empresas dos seus clientes.

Desse universo todo de publicações, 10% dos blogs acabam ficando com a maior parte do tráfego de um determinado tema. Mas o que é que os 10% melhores fazem que você ainda não faz no seu blog? Olha a lista:

  • Seus posts têm mais de 2000 palavras;
  • Cada post tem mais que 7 imagens;
  • Cada post tem, em média, 7 variações do título para compartilhamento em diferentes plataformas e momentos;
  • Contam com a colaboração de editores e outros criadores.

Além dos 10% melhores, podemos observar também o que os 5% melhores blogs fazem de diferente:

  • Investem mais de 6 horas escrevendo cada post;
  • Adicionam vídeo ao conteúdo;
  • Publicam mais de uma vez por semana.

Quanto tempo leva para escrever um bom post de blog?

A média é de 3 horas e 55 minutos atualmente. Esse dado pode ajudar, inclusive, na hora de fornecer uma proposta comercial para criação de conteúdo. Considere 4 horas de serviço por post de blog.

O mais interessante dessa linha do tempo é observar como o tempo de dedicação a cada post aumentou de 2014 para cá.

Aproveitei para perguntar lá no Instagram da Petit sobre essa questão do tempo. Aqui estão algumas das respostas que recebemos.

Samantha Schreiber, do Burnoutizadas
Como jornalista, eu herdei alguns processos de construção de texto da minha experiência em redação. Sempre faço a pesquisa antes, que é a parte do meu processo que mais varia – de duas horas a dois dias -, dependendo da complexidade do tema, se tem entrevistas ou se preciso compilar e traduzir muitos dados. Depois disso, a escrita em si leva até 2 horas.


Carol Kirsch, do gengibre.cc
Depende muito do assunto, da familiaridade que tenho com ele e do nível de profundidade que o blog se propõe a ter. Pode ser meia hora e pode ser 6 horas!


Marcia Breda, do Adoro Home Office
Eu diria que levo, em média, 3 horas para escrever um post de blog. Mas esse número de horas pode variar bastante, já que é uma construção com muitas variáveis. Por exemplo, se eu quero ouvir a opinião de entrevistados e especialistas, já sei que esse processo vai ser bem mais longo, por envolver uma produção anterior. Nesses casos posso levar dias para terminar um texto. Se vou falar sobre um assunto novo, a pesquisa prévia toma um tempo também. O contrário também acontece, quando faço textos sobre assuntos que estou muito acostumada. Nesses casos posso levar menos de 3 horas.

Qual é o tamanho ideal de um post de blog?

Em média, um post de blog em 2020 tem 1269 palavras. Mas esse número já foi bem menor, como em 2014 com a média e 808 palavras.

Apesar da média, lembre que os posts com mais de 2000 palavras acabam se destacando entre os 10% dos melhores resultados!

Com que frequência devo publicar no blog?

A questão até não é mais a frequência, que acabou diminuindo conforme as publicações foram ficando mais longas. O que importa atualmente é manter a recorrência ao mesmo tempo em que se mantém a alta qualidade.

De nada adianta publicar 2000 palavras diariamente se elas não agregam nada ao seu leitor. É melhor encontrar um equilíbrio entre frequência e tempo de dedicação ao blog, com o objetivo sempre de criar o melhor conteúdo possível.

Que tipo de conteúdo devo publicar no blog?

Não é nada surpreendente, mas os posts no formato how-to (como fazer) são os mais populares. Afinal, qual é o leitor que não gosta de aprender a fazer alguma coisa nova e qual é a empresa que não tem nada para ensinar?

Depois dos posts educativos (77% das publicações), temos na sequência as listas (57%); notícias e tendências (47%), guias e e-books (43%); artigos de opinião (43%); entrevistas (39%); conteúdo pago ou com paywall (30%); webinários (29%); infográficos (29%) e posts roundup que incluem dicas de especialistas, por exemplo (23%).

Em relação ao retorno (vendas, tráfego, etc.) das publicações, os produtores de conteúdo entrevistados na pesquisa indicam que os melhores formatos são conteúdo pago; entrevistas; guias e e-books; roundups; webinários; seguidos por infográficos; listas; posts como-fazer; notícias e tendências; e artigos de opinião.

O que não pode faltar no seu post?

Em geral, posts têm imagens (90%), mas também é comum encontrar estatísticas; citações de outros profissionais; vídeo e áudio.

O interessante neste ponto é observar como os blogs são visuais, e que poucos usam o recurso de trazer uma citação, que é uma opção de baixo custo e que aumenta o tráfego de forma orgânica. Tanto que, observando os relatos de resultado, posts com vídeo; citações e estatísticas são os que têm melhor performance.

O crescimento do conteúdo autoral

Quando se pensa em fontes de conteúdo, os dados e as informações podem vir de outros blogs, sites, revistas, livros, etc. ou podem ser coletadas pelo próprio autor do post. Essa segunda opção tem aparecido cada vez mais nas publicações.

O que se observa enquanto tendência é a publicação de dados de uma pesquisa própria pelo menos uma vez ao ano.

Como promover e gerar tráfego para seu blog?

Com uma certa frequência vejo que as pessoas insistem em acreditar que basta publicar conteúdo de alto valor e o Google vai fazer o resto. Não é assim (seria bom se fosse!), definitivamente. E você precisa de divulgação para que seu esforço de criação de conteúdo dê resultados.

O que mais chama a atenção é um crescimento contínuo do uso do e-mail marketing como forma de geração de tráfego, enquanto o uso das demais plataformas (mídias sociais, SEO, compartilhamento por influenciadores e campanhas pagas) apresenta queda.

De acordo com os produtores de conteúdo entrevistados, os melhores resultados são obtidos por meio de campanhas pagas e compartilhamento por influenciadores.

Preciso fazer SEO para meu blog?

Sim, sim e sim. Tudo bem que nem todos os temas interessantes correspondem a palavras-chave com alta procura e pouca concorrência, mas é importante estar sempre de olho nos dados de otimização do conteúdo para as plataformas de pesquisa.

Apenas 17% dos produtores de conteúdo entrevistados não se preocupam com SEO, o restante dos criadores faz pesquisa de palavras-chave para pelo menos parte das suas publicações.

Com que frequência devo atualizar meus posts?

Se você faz sua tarefa de casa e analisa os dados do seu blog, você sabe que muitas vezes são as publicações mais antigas que trazem a maior parte do tráfego orgânico para seu blog. E é por isso que a atualização de conteúdo precisa fazer parte da sua rotina de criação de conteúdo.

De acordo com os dados da pesquisa, 70% dos criadores entrevistados atualizam posts antigos como parte da rotina de criação de conteúdo e estratégia de conteúdo.

E, para concluir, quais são as melhores práticas para blogs em 2020 e 2021?

Quem sabe você já inclui algumas novas estratégias para seu blog em 2021? E depois conta pra gente o que deu certo!

Quem escreveu este post?

Mariana Klein

Fundadora da Petit Mídias Sociais, Professora de Marekting Digital e Consultora de Mídias Sociais com mais de uma década de experiência.

Sou Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e minha especialidade é   Performance de Campanhas em Mídias Digitais (Social Ads, Google Ads, Native Ads), com mais de 250 clientes já atendidos em toda a América Latina.   Sou professora há quase 20 anos, atualmente na disciplina de  Marketing Digital na Especialização em Comunicação e Marketing Estratégico  (Faculdade Senac Porto Alegre) e na disciplina de  Métricas de Mídias Sociais no MBA em Mídias Sociais Digitais  (Universidade Franciscana – Santa Maria / RS).